Antevisão: Sweet Transit

Sweet Transit é um novo jogo lançado no programa de acesso antecipado na Steam e que combina elementos de simulador ferroviário e construtor de cidades para oferecer uma experiência cativante, embora um tanto frustrante. Desde o início, o jogo se apresenta como uma aventura de construção agradável, relaxante e cheia de charme. A banda sonora de blues americana de Ely Robbins, a estética ocidental com os trabalhadores e a atmosfera nostálgica do início da era ferroviária, tudo isso cria um ambiente encantador. A ideia de construir uma rede de comboios para conectar cidades e desbloquear novos edifícios e avanços adiciona um elemento empolgante ao jogo. Logo no início somos apresentados a um mapa deslumbrante onde podemos construir os nossos primeiros centros industriais e, a partir daí, gradualmente conquistar o Novo Mundo conectando-o através de uma intrincada rede ferroviária.

No entanto, é quando começamos a construir o nosso primeiro comboio que as coisas começam a se complica. Sweet Transit é, na verdade, um jogo baseado em sistemas, o que significa que precisamos de resolver questões de logística, definir rotas e descobrir os problemas no nosso sistema de transporte. Embora alguns desses conceitos sejam explicados nos tutoriais, outros permanecem obscuros. Isto é algo que certamente irá ser corrigido na versão final, mas é algo que temos de ter em conta neste momento. O jogo apresenta uma curva de aprendizagem bastante acentuada, o que o torna desafiador desde o início, mas curiosamente viciante. Há algo satisfatório em superar os obstáculos. Sweet Transit consegue ser ao mesmo tempo um verdadeiro puzzle.

Sweet Transit começa com a geração procedural de um mapa, oferecendo uma experiência única a cada partida. A partir daí, temos a oportunidade de construir o nosso primeiro armazém, estabelecer o centro da vila e inaugurar as suas primeiras indústrias, antes de finalmente conectá-las através das ferrovias. À medida que cumprimos mais objetivos, gradualmente desbloqueamos novas opções e possibilidades. A importância da rede ferroviária no jogo é evidente, pois nada se move sem ela. É necessário enfatizar a construção de comboios, definir rotas e aprender como configurar instruções para que os comboios sigam essas rotas corretamente. Além disso, precisamos de construir sinais para controlar o fluxo do tráfego ferroviário, garantindo que tudo funcione de maneira eficiente e segura. A complexidade dessa tarefa adiciona uma camada desafiadora ao jogo, exigindo habilidades estratégicas e de resolução de problemas por parte do jogador.

É impossível não se impressionar com a beleza do jogo. As áreas são exuberantes, repletas de cores vibrantes que dão vida até mesmo aos desertos. Os comboios em si também são visualmente cativantes, com cores que evocam uma sensação nostálgica das antigas locomotivas. Tanto o estilo gráfico quanto a banda sonora composta por blues americano contribuem para uma atmosfera envolvente. Essa combinação de elementos visuais e musicais traz à mente jogos como a série Railroad Tycoon de Sid Meier. Também é gratificante ver as coisas em Sweet Transit funcionarem conforme o que planeámos. A medida que construímos as nossas aldeias lentamente, é fascinante observar o movimento das pessoas e ver a cidade crescer gradualmente. Começamos com a construção das primeiras indústrias, frequentemente iniciando com uma doca de pesca, antes de avançar para as minas e estabelecer a primeira linha de comboio.

Os edifícios são organizados por categoria e, ao clicar em qualquer parte do ambiente, abrimos um menu que oferece uma lista de opções de construção e extensões relacionadas aquele local específico. Nos primeiros momentos, é muito fácil dar os primeiros passos na construção e progredir no jogo. No entanto, logo em seguida, o desafio intensifica-se, revelando a verdadeira complexidade do jogo. A construção de ferrovias é um processo intricado e é fácil encontrarmos obstáculos que não funcionam conforme o esperado, exigindo um planeamento cuidadoso. Este é essencialmente um jogo de construção e simulação dos anos 90, com gráficos modernos e uma interface um pouco mais intuitiva. Quando as coisas finalmente começam a se encaixar, é uma sensação gratificante. Começamos a explorar rotas mais eficientes para posicionar os trilhos e tudo começa a fluir. No entanto, para alcançar esse ponto, é necessário passar por um processo de tentativa e erro bastante longo.

Sweet Transit oferece uma experiência desafiadora, em que a curva de aprendizado é acentuada. É necessário paciência, perseverança e uma compreensão profunda do jogo para obter sucesso. Além disso, se cometermos um erro ao posicionar um edifício em Sweet Transit, não há uma maneira real de movê-lo ou corrigir o erro após desativá-lo sem excluir tudo o que está conectado a ele e movê-lo para o local correto. Isso pode ser frustrante, especialmente no caso de rotas de comboio, pois os comboios possuem instruções específicas que não podem ser seguidas e tudo terá que ser adicionado novamente à rota. Para agravar os problemas de posicionamento, existem alguns erros estranhos ao colocar trilhos. Esses problemas poderiam ser resolvidos com um tutorial mais integrado.

Sweet Transit é um jogo com ótimas ideias e alguns sistemas interessantes. Para os jogadores que estão familiarizados com este tipo de abordagem, o jogo certamente será uma boa experiência, oferecendo uma experiência agradável e acolhedora, com uma aparência encantadora. Ele apresenta muitos sistemas interconectados que exigem um planeamento prévio e um conhecimento completo de como as coisas funcionam para garantir que tudo ocorra corretamente.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster