Análise: Everdream Valley

Everdream Valley é um jogo de simulação aconchegante, mas que prometia não se tornar tão repetitivo como outros jogos género. A proposta única do Everdream Valley é à primeira vista exatamente o que se espera de um simulador de quinta aconchegante. É adorável e caricato, com uma vibe semelhante a jogos como Animal Crossing ou Harvest Moon. A paisagem é vibrante e os animais são charmosos e adoráveis. Em termos visuais e música, Everdream Valley acerta em cheio. O jogo começa com a nossa personagem de férias na quinta dos seus avós. Os dias não são exatamente os melhores, e a sua mãe encoraja-o a ir ajudar. Mesmo sem saber nada sobre agricultura, a nossa personagem acaba por revelar um talento natural. Os seus avós dão-lhe várias tarefas para completar, desde arranjar o galinheiro até encontrar a vaca perdida. O jogador não está sozinho, pois terá o seu fiel companheiro canino ao seu lado e um gato que às vezes traz insetos e ratos.

Não há um prazo rigoroso para concluir as tarefas que nos são propostas, no entanto, é quase obrigatório dedicar algum tempo às missões principais, pois à medida que avançamos, desbloqueamos ferramentas e projetos necessários para melhorar a quinta e alcançar áreas anteriormente inacessíveis. Isso é importante porque Everdream Valley possui um mapa bastante extenso que vai além da quinta dos avós da personagem. Algumas áreas, no entanto, não podem ser alcançadas até que se conserte algumas pontes ou tenhamos uma picareta para remover as pedras que bloqueiam o caminho. Durante a maior parte do jogo, as missões estão bem equilibradas em termos de ritmo. Há o suficiente para manter as coisas em movimento e, ao mesmo tempo, oferecer liberdade para jogar da forma que preferirmos.

Durante a noite, a nossa personagem tem sonhos estranhos. Alguns deles transformam-se em mini-jogos em que assumimos o papel do cão da quinta para defender a quinta dos lobos. Outros permitem que se converse com alguns dos animais da quinta, que podem ter informações sobre o motivo de ter esses sonhos estranhos e ajudar-nos a progredir em algumas de suas missões. Nas primeiras horas do jogo, aprendemos sobre artesanato, cultivo e culinária. Com a manutenção diária da fazenda e dos animais, exploração e conclusão de tarefas, há muito para fazer. Tarefas simples, como cozinhar e cortar lenha, tornam-se mais envolventes com a inclusão de minijogos e oferecem mais interatividade do que simplesmente apertar um botão.

Como era de se esperar, os animais desempenham um papel fundamental em Everdream Valley. No jogo temos um gato e um cachorro. Ao passar tempo a brincar com eles, podemos treiná-los para ajudar na quinta. O cachorro auxiliará na pastagem dos animais, enquanto o gato poderá ajudar a localizar animais doentes. Inicialmente, a quinta é bastante simples, tendo apenas algumas galinhas. No entanto, à medida que avançamos podemos trazer novos tipos de animais. É gratificante ver a quinta a crescer, mas alguns animais estão bastante distantes. Recuperá-los pode levar um tempo considerável, especialmente porque eles têm a tendência de tentar fugir. Depois de recuperá-los, será necessário cuidar dos animais. É importante garantir que estejam alimentados e saudáveis. As ovelhas precisam de ser tosquiadas, as vacas ordenhadas e as galinhas põem ovos. Os produtos obtidos podem ser usados para criar e cozinhar. Conforme avançamos no jogo e completamos missões, desbloqueamos mais plantas para artesanato e receitas para cozinhar, embora também possamos descobrir novas receitas experimentando ingredientes.

Existem alguns jogos em que tudo parece intuitivo, mas no caso de Everdream Valley, encontrei certas dificuldades. Mesmo após vários dias de jogo, a disposição dos controlos atrapalha, especialmente ao tentar navegar pelos menus. Esses problemas são menores e não diminuíram a diversão com o jogo, no entanto podia estar muito melhor nesse aspeto. Everdream Valley é um jogo que cativa visualmente, com os seus gráficos deslumbrantes e um mundo vasto para explorar. Desde o cuidado com os animais da quinta até à busca por borboletas, há uma infinidade de atividades para realizar, mesmo quando não estamos a cumprir tarefas específicas. É fácil perder a noção do tempo quando estamos imersos nesse universo encantador. Além disso, há espaço para expandir ainda mais o jogo com DLCs e atualizações sazonais, trazendo novo conteúdo e mantendo-o atualizado e relevante.

Everdream Valley pode não agradar a todos os jogadores, pois seu estilo de jogo é voltado para os fãs de simulação que gostem de jogos como Animal Crossing. No entanto, se é exatamente isso que procuram, definitivamente vale a pena tentar Everdream Valley.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster