Análise: Miniland Adventure

Miniland Adventure é um jogo de construção e sobrevivência em 2D com uma perspetiva isométrica. Foi desenvolvido por Imilkowski e publicado pela Gameparic e PlayWay. Miniland Adventure apresenta semelhanças com títulos como Minecraft e Stardew Valley, mas aqui começamos numa pequena ilha sem qualquer tipo de instruções. A cada dia, são-nos dadas um conjunto de peças de terreno que podem ser colocadas em qualquer lugar para expandir as nossas terras. Inicialmente, começamos com muito pouco e precisamos recolher recursos, construir itens e enfrentar os desafios dos dias e noites. A simplicidade da banda sonora e a jogabilidade relaxante proporcionam muitas noites aconchegantes de diversão, enquanto aprendemos algo novo em cada partida.

Ao iniciar um novo jogo, temos a opção de escolher entre o modo de sobrevivência ou o modo criativo. No modo criativo, temos acesso a armas e todos os itens disponíveis, sem precisarmos de recolher recursos. Começamos com objetos simples como uma pedra afiada, um regador e algumas sementes. Além de cuidar da nossa saúde, devemos ficar atentos aos medidores de sede e fome. Podemos usar o copo que recebemos logo no início para beber água, mas no início só temos a água do mar, o que não é uma boa solução. O sistema de inventário funciona de forma semelhante à maioria dos jogos de sobrevivência, permitindo que o jogador tenha até 6 itens ativos que podem ser segurados nas mãos e utilizados, além de um espaço de inventário limitado para todos os outros itens. Ao pressionar TAB, o inventário é aberto, exibindo um menu de criação para itens simples, como transformar troncos em tábuas ou gravetos, e também permitindo a criação de uma bancada de trabalho e outros objetos.

No início, temos poucos recursos disponíveis, então a primeira coisa a ser feita é construir uma bancada de trabalho utilizando tábuas e paus. Uma vez que a bancada de trabalho esteja pronta, ela adiciona mais opções de criação. Com a bancada de trabalho, podemos construir um baú de armazenamento e outras mesas de trabalho. Mesmo tendo jogado o tutorial antes de começar, facilmente nos esquecemos de pequenas coisas importantes. Todos os dias, recebemos vários blocos de terreno que podem ser escolhidos para expandir as nossas terras e ao colocar esses blocos, estas assumem layouts gerado de forma processual, baseado nos diferentes biomas. No canto superior esquerdo do ecrã podemos encontrar um medidor de dia/noite que indica a passagem do tempo. Conforme o dia avança e a noite se aproxima, o mundo começa a escurecer gradualmente. Quando a noite chega, somente os blocos diretamente ao lado do nosso personagem são iluminados, no entanto, é possível criar tochas para iluminar o resto do mundo.

Durante a noite, é possível continuar recolhendo recursos e criando. No entanto, tal como em Minecraft se conseguirem construir uma cama temos a opção de dormir a noite inteira. Podemos também encontrar entradas para o subsolo, onde existem cavernas na qual podemos extrair minérios e começar a criar itens mais complexos. No quarto dia começam a aparecer monstros. Alguns bonecos de neve nos blocos de terra nevados e esqueletos nos blocos de floresta, mas todos eles são fáceis de eliminar. Os esqueletos podem causar alguns problemas e quando morremos perdemos todos os itens que carregamos no momento. É necessário correr de volta para recuperar tudo o que foi deixado para trás, porém, nem todos os itens equipados voltam automaticamente para os slots rápidos.

Com o tempo acedemos a outras mecânicas como a capacidade de criar selas e montar animais para nos movermos mais rapidamente e também recebemos a visita dos Goblins. Os Goblins irão acompanhar-nos, a menos que construamos camas ou quartos especiais para eles. É possível negociar com os Goblins, mas somente depois de conquistar a sua confiança, criando coisas que eles apreciam. Existem realmente muitos pontos em comum com Minecraft e quem jogou muito jogo da Mojang irá encontrar muitos pontos semelhantes em termos de mecânicas. Visualmente os dois não têm nada em comum, mas é nas mecânicas que vemos as semelhanças. Miniland Adventure é uma excelente escolha para relaxar, mas existe uma grande complexidade na mecânica de sobrevivência e criação.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster