Antevisão: SpaceBourne 2

SpaceBourne 2 é um jogo espacial em mundo aberto com combates de naves espaciais, ação como soldado em estações e planetas, e uma história envolvente sobre a libertação da humanidade da escravidão. Possui elementos de estratégia 4X, como combate, diplomacia e batalhas sofisticadas. A jogabilidade lembra jogos clássicos como Freelancer, Wing Commander e jogos mais recentes como Star Citizen e Elite Dangerous. Foi lançado em acesso antecipado para PC recentemente e está em constante atualização, com mais conteúdo a ser adicionado regularmente. Possui milhares de planetas e estações espaciais em vários sistemas para explorar, utilizando saltos de dobra e stargates para se deslocar. Um aspeto super interessante é que o jogo foi desenvolvido por uma pessoa apenas. Não sei até que ponto com que ajudas, mas a principal força é um homem apenas.

Em Spacebourne 2, podemos explorar estações espaciais e pousar em planetas, participar em batalhas espaciais intensas com várias naves. Além disso, podemos explorar cidades, cavernas e até mesmo embarcar em naves alienígenas ou naufrágios usando um fato espacial. Podemos levar co-pilotos que melhoram os nossos atributos, e ao longo do jogo, tornamo-nos líderes de esquadrão, recrutando soldados e ganhando aliados. A história tem como palco em um futuro distante, onde a humanidade está escravizada, e somos os filhos de um ex-líder que tentou libertar a humanidade e falhou. Com a ajuda de um robô antigo, embarcamos numa jornada para resgatar a humanidade. Podemos melhorar as nossas naves e equipamentos, adquirindo-os de inimigos derrotados ou comprando em lojas. O jogo possui um sistema completo de RPG, onde podemos melhorar a nossa personagem e nave, desbloqueando habilidades e equipamentos. Existem várias guildas e facções no jogo, com diferentes orientações e objetivos, e o nosso objetivo é libertar a humanidade e fazer nossa própria facção prosperar.

Depende inteiramente de nós decidir como agir. Podemos estabelecer uma democracia justa, tornarmo-nos um governante sábio ou um rei do espaço, ou até um opressor implacável, semear o caos e perseguir impiedosamente todos os não-humanos. Além de ser o herói espacial e pilotar uma nave, também construiremos a nossa própria facção. O nosso objetivo é libertar a humanidade da escravidão e lutar contra as raças alienígenas que nos oprimem e mataram o nosso pai. Ao longo do jogo, construiremos bases e recrutaremos um exército, que precisará de ser organizado, treinado e fornecido com recursos para melhorias. Enviaremos as nossas unidades em missões de resgate e ataques a estações inimigas e outras bases, que são numerosas. Existem mais de 30 outras facções, a maioria delas hostis. Os ataques são planeados de maneira complexa, com uma simulação de campo de batalha onde podemos posicionar os esquadrões nos alvos e planear movimentos precisos durante as fases de combate. É impressionante ver a combinação do foco do jogo entre ação e elementos estratégicos. Mais tarde, políticas, diplomacia, negociações e outros detalhes são adicionados, formando uma simulação de conquista espacial completa. Tudo isso resulta em uma experiência de estratégia espacial 4X, onde estamos no centro de tudo como um personagem real.

Spacebourne 2 foi desenvolvido usando a Unreal Engine 4, e essa base sólida é evidente no jogo, pois não existem problemas técnicos graves e no geral o jogo é bonito. O jogo apresenta modelos 3D detalhados para as naves espaciais e interiores das estações espaciais. Embora nem sempre tão detalhados quanto se gostaria, é uma conquista fantástica para um pequeno estúdio. No entanto, ocasionalmente existem bugs, como ficar preso em modelos ou problemas nos controlos e sair do jogo do nada. Felizmente, o sistema de salvamento automático é conveniente e ajuda a mitigar esses problemas. Existem também algumas missões que não funcionam corretamente. As vozes das batalhas e estações espaciais, embora nem sempre impressionantes, pelo menos fornece uma ambientação sonora adequada. A música é de qualidade mediana-baixa e as vozes das personagens atingem o mínimo necessário, embora sejam geradas por um programa de inteligência artificial. Foi feito um esforço para incluir diferentes variações de voz para personagens importantes, especialmente para andróides e raças alienígenas.

Os tutoriais são fáceis de entender, a história e tudo mais, mesmo que nem sempre sejam linguisticamente perfeitos. Spacebourne 2 é jogável no Steam Deck, mas às vezes pode ser um pouco desconfortável de usar. Alguns textos são difíceis de ler aqui e, como é necessário digitar várias vezes no teclado, temos de usar o teclado virtual. No geral, o jogo não está totalmente otimizado para o Steam Deck, mas é pelo menos utilizável com algumas concessões. O jogo ainda está em desenvolvimento e embora a estrutura básica esteja bastante completa e possamos jogá-lo na maior parte do tempo, encontramos áreas em construção de vez em quando. Algumas partes do design dos níveis são pouco atraentes ou estão incompletas. Além disso, podemos encontrar missões que não funcionam corretamente devido a objetivos não gerados ou scripts inacabados.

No geral, os gráficos poderiam ser um pouco mais impressionantes em certos aspectos. O design dos níveis também parece bastante inacabado na maioria das vezes, embora haja alguns destaques ocasionais. Embora existam habilidades e melhorias na nave para diminuir o tempo de viagem, especialmente no início do jogo, o jogador acaba por passar muitos minutos a olhar para o túnel de dobra. Os gráficos ainda podem parecer um tanto monótonos em algumas áreas, embora sejam bastante detalhados. Isso às vezes resulta em uma sensação inconsistente, onde o mundo parece não ter sido construído de forma coesa. Nos aspectos positivos, os controlos do jogo são surpreendentemente diretos e a interface é mais fácil de entender do que na maioria dos jogos do género. O foco não está excessivamente na complexidade da simulação espacial, mas sim na ação do combate. Uma característica notável, na qual a maioria dos jogos espaciais não consegue competir, é a capacidade de pousar diretamente em estações e planetas e explorá-los a pé. A transição do espaço para a estação ou planeta ocorre sem telas de carregamento. Além disso, é possível alternar livremente entre a câmara em primeira e terceira pessoa, tanto como personagem quanto na nave. É sobretudo impressionante o que podemos fazer no jogo. Nada daqui irá parecer novo para quem joga Star Citizen por exemplo, mas não deixa de ser impressionante a estabilidade do jogo e também o que foi possível fazer por apenas uma pessoa, especialmente como comparado com o estado de Star Citizen ao fim de tanto tempo e tantos milhões gastos.

A opção de andar como personagem é utilizada para negociações e conversas sobre missões, e até mesmo missões de combate envolvendo invasões a estações, exploração de cavernas, hacking de computadores e outras tarefas são apresentadas. No entanto, a sensação de combate nessas missões ainda não é tão refinada como se deseja. A presença de obstáculos invisíveis, inimigos presos em objetos ou caminhos de tiro bloqueados por elementos de construção, quando não deveriam estar, dão a sensação de que essas áreas ainda estão inacabadas. A IA também não é o ponto mais forte do jogo. Existe espaço para melhorias nos controlos e na sensação de combate também. É importante ressaltar que o jogo ainda está em acesso antecipado e nem tudo está finalizado. Algumas arestas ainda estão presentes, texturas estão turvas e as vozes são geradas artificialmente. No entanto, mesmo na sua forma inicial, o jogo já consegue ser impressionante. Com uma grande quantidade de elementos de RPG bem implementados, Spacebourne 2 oferece alto valor de replay e excelente motivação a longo prazo. É um jogo a que podemos retornar ao universo do jogo novamente mais tarde. A versão atual de acesso antecipado já é excelente e se os desenvolvedores continuarem a trabalhar nele, pode se tornar um verdadeiro clássico.

Em resumo, SpaceBourne 2 é um ótimo jogo a um preço acessível. O seus recursos extensos, batalhas espaciais divertidas e um complexo jogo de simulação de estratégia em segundo plano oferecem uma profundidade de jogabilidade surpreendente e altamente motivadora. É um jogo incrível que recomendo a todos os fãs do género e considerando o compromisso dos s, estou muito curioso para ver quais novos recursos serão adicionados nos próximos meses e como o Spacebourne 2 evoluirá ainda mais.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster