Antevisão: Starship Troopers: Extermination


Starship Troopers: Extermination é um shooter na primeira pessoa cooperativo para até 16 jogadores, que o coloca os jogadores na linha de frente de uma batalha intensa contra os insetos. Starship Troopers é um verdadeiro filme de culto, mas esteve afastado de novos desenvolvimentos há muito tempo. Nada contra, o filme é perfeito e não precisa de remakes, sequelas ou reboots e as sequelas que já existem podem ser ignoradas, mas sempre senti que podia existir mais desenvolvimento em termos de jogos nesse universo. Felizmente isso mudou recentemente e podemos receber mais um jogo recente baseado na IP. Desenvolvido pela Offworld Industries, o nosso objetivo é proteger um setor, garantir a segurança das minas de recursos, transportar os recursos de volta para a base e, em seguida, recuar diante dos enxames de ataques dos aracnídeos.

Lançado em acesso antecipado na Steam, o jogo apresenta algumas falhas no movimento dos alienígenas e na colocação das estruturas, mas possui um charme que faz o jogador sentir como se estivesse no filme original. A colónia de mineração no espaço profundo do Planeta Valaka, designada PE-59, foi completamente devastada pelos Aracnídeos, e a Vanguard foi enviado para reconquistá-la. Assim que a dropship “avalakeia” ? como se diz aterrar no planeta Valaka?, podemos apenas confiar na nossa rifle de assalto Morita, a ferramenta de construção e nos nossos colegas soldados. Podemos escolher jogar como uma das três classes disponíveis, Hunter, Operator e Bastio, cada uma útil à sua maneira. Os sons das armas são excelentes e todos os jogadores têm a capacidade de reviver um soldado caído.

O jogo começa com um tutorial que infelizmente não tira proveito do melhor que o jogo tem para ofercer, eliminar insetos. Era bom ter visto alguns neste momento, mesmo que fossem apenas alguns que pudessem ser facilmente eliminados. Isso ajudaria o jogador a aprender como lidar com eles. Logo antes dos aracnídeos emergirem da areia, o solo começa a encher-se de destroços e poeira. No jogo, existem vários tipos de aracnídeos, como o Drone, Warrior, Gunner, Plasma Grenadier e Tiger Elite, com a promessa de ainda mais inimigos no futuro. Alguns deles atacam à distância, lançando enormes projéteis que explodem em nuvens azuis, mas todos nos remetem para o filme original.

Ao entrarmos numa partida multijogador regular, estamos limitados a apenas um cenário, que parece ter duas variantes de missão. No entanto, ao atingir o nível 5, um segundo modo de jogo é desbloqueado. No primeiro cenário, algumas vezes as missões ocorrem durante o dia e outras durante a noite. Infelizmente, durante as missões noturnas, as tochas extremamente brilhantes de todos os jogadores correndo juntos podem causar um pouco de incómodo. Embora precisemos da tocha, o campo de luz poderia ser reduzido, criando uma grande tensão ao não conseguir ver tudo na escuridão ao redor. Os aracnídeos movem-se extremamente rápido e quando o objetivo muda e ficamos para trás do pelotão principal, ficamos em apuros porque não conseguimos ultrapassar os aracnídeos. No futuro irão certamente aparecer mais missões e cenários. Não nos podemos esquecer que o jogo se encontra em acesso antecipado.

Os gráficos em geral são incríveis e o design das bases, edifícios e veículos parece autêntico aos filmes. Ao olhar para o céu, podemos ver nuvens, estrelas e planetas, criando uma visão impressionante. O jogo roda suavemente, e só experimentei algumas quedas na framerate ocasionalmente, o que não deixa de ser impressionante num jogo ainda em acesso antecipado e o ritmo frenético do jogo. Um problema que encontramos é o fato de que qualquer jogador poder construir qualquer coisa na base. Isso pode ser positivo, pois promove o trabalho em equipa para construir as estruturas mais rapidamente. No entanto, na prática, alguns jogadores acabam por prejudicar mais do que ajudar, criando ou apagando paredes defensivas simplesmente porque não parecem saber o que estão a fazer.

Quando uma parede é destruída, a estrutura permanece no local por um curto período de tempo. Portanto, se formos rápidos o suficiente e não estivermos a ser atacados pelos aracnídeos, podemos reconstruir a parede para segurar os inimigos por mais algum tempo. Assim que o cronómetro chega ao fim e a equipa ainda está viva, precisamos correr até um ponto de extração próximo para entrar na nave de fuga. Aí, muitos jogadores ficam pendurados na porta e continuam a disparar para os aracnídeos. Embora seja emocionante, se todos simplesmente entrassem imediatamente, poderíamos sair dali muito mais rapidamente. Quando estamos dentro da nave podemos ver quantos jogadores dos 16 necessários estão a bordo, sendo a equipa penalizada por cada jogador dos 16 que não estiver na nave no momento da fuga. No final de uma partida, recebemos pontos por mortes, revives, cumprimento de objetivos e muito mais, aumentando gradualmente a classificação dos nossos soldados. À medida que subimos de nível, desbloqueamos novas armas primárias e secundárias, dispositivos alternativos e vantagens, o que nos dá um incentivo para escolher uma classe e nos dedicarmos a ela.

Starship Troopers: Extermination apresenta já boas ideias, mas há muito espaço para crescer. O jogo tem bastante potencial e baseia-se numa licença que gosto particularmente, mas apenas o futuro e o apoio dos jogadores nesta fase pode assegurar um bom resultado no lançamento final do jogo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster