Antevisão: Timberborn


Timberborn, desenvolvido pela Mechanistry da Polônia, é um simulador de gestão de cidade ambientado num mundo pós-apocalíptico onde o jogador controla uma comunidade de castores. O jogo passou por várias atualizações desde seu lançamento em Acesso Antecipado mas chega agora a um estado não apenas perfeitamente jogável, mas muito próximo de um jogo completo e terminado. Timberborn apresenta uma estética única que combina elementos de construção ecológica com um visual gloriosamente pós-apocalíptico. Os jogadores enfrentam desafios como a escassez de água durante as secas, enquanto constroem estruturas maiores e irrigam a terra para manter sua comunidade de castores alimentada e sustentada.

O jogo oferece vários mapas com diferentes níveis de elevação, incentivando os jogadores a construir estruturas cada vez mais altas para aproveitar ao máximo cada terreno. O sistema de represas, diques e dinamite permite remodelar o ambiente, tornando o jogo dinâmico e emocionante. Uma das melhores partes de Timberborn é a oportunidade de aprender a construir colônias e arquiteturas em camadas, maximizando o uso de cada quadrado de terra irrigada. O jogador pode construir arranha-céus de castor, conectando estradas e plataformas em diferentes alturas com escadas e pontes suspensas. O desafio está em manter a conexão entre as estruturas à medida que se constrói mais alto, e cada escada deve apontar para uma estrutura conectada.

Com planeamento adequado, o jogador pode continuar a expandir verticalmente, limitado apenas pela sua visão do espaço disponível. Timberborn oferece uma experiência envolvente de construção de cidades num ambiente único, onde podemos explorar a criatividade e alcançar a harmonia com a natureza. O jogo oferece uma variedade de designs abertos, permitindo que a criatividade do jogador se expresse livremente. Há duas facções disponíveis: os adoráveis Folktails de chapéu e os Iron Teeth. No início, temos acesso apenas aos Folktails, mas desbloquear os seus diferentes edifícios, fazendas e decorações ocupa-nos bem o tempo.

Os Folktails são agricultores experientes que valorizam a natureza e cuidam bem dela. Eles utilizam colméias para acelerar o crescimento das plantações e escondem recursos valiosos nas suas pilhas subterrâneas. Além disso, em vez de depender apenas de rodas d’água ou rodas de hamster para gerar energia, os Folktails também têm moinhos de vento. Quando o jogador atingir uma pontuação de Bem-Estar de 15, terá a oportunidade de jogar com a facção Iron Teeth. Essa pontuação não é extremamente difícil de alcançar, mas requer algum esforço. Os Iron Teeth não se dedicam à agricultura, eles são especializados em trabalhar com ferro. Eles dominaram a ciência e construíram máquinas avançadas. Vivendo em quartéis e casas geminadas, eles têm acesso a edifícios melhores, como bombas de águas profundas e pilhas de toras industriais.

Cada uma das facções permite gerir a sua colônia e elementos de forma única. A manipulação do terreno é especialmente interessante, pois precisamos de construir estruturas que garantam a sobrevivência durante secas cada vez mais longas. Não é suficiente apenas acumular comida e água em tanques, temos também de interagir com o terreno, construindo reservatórios, criando lagos e rios, e controlando o fluxo de água por meio de barragens, diques e comportas. A habilidade dos castores é fundamental para equilibrar os diferentes elementos da colónia, garantindo que a terra e os seus habitantes trabalhem juntos para sobreviver. No jogo, a construção da colónia dos castores vai além do que se espera. Conforme a colônia cresce, desbloqueamos a dinamite, que permite destruir blocos de terreno. Isso possibilita alterar o curso dos rios ou criar lagos profundos que podem armazenar grandes quantidades de água. Além disso, podemos mover a água artificialmente usando um depósito de água, permitindo redirecionar a água economizada.

Na parte final do jogo vemos os adoráveis robôs castores de madeira de olhos azuis, que adicionam um elemento totalmente novo ao jogo. Esses robôs podem trabalhar constantemente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, desde que tenham biocombustível suficiente ou depois de passar um tempo em uma estação de carga, dependendo da facção. No entanto, decidir a proporção de trabalho entre os robôs e os castores cidadãos também apresenta desafios de equilíbrio. Se esticarmos os nossos recursos e trabalhadores demais, podemos acabar com funcionários sobrecarregados, o que leva a quedas na produtividade, mesmo aumentando a sua prioridade. Por outro lado, se acumularmos recursos numa área central ao redor do posto avançado do distrito, podemos também prejudicar a produtividade. O ideal é sempre uma solução equilibrada.

Podemos planear os nossos distritos de forma eficiente, determinando onde construir um novo distrito que possa ter a sua própria população e produção. No entanto, os distritos não são isolados, e podemos trocar recursos facilmente entre eles. Além disso, os castores e os robôs podem ser movidos livremente entre os distritos usando a mesma guia. Podemos movê-los manualmente ou definir níveis mínimos de população que os distritos tentarão manter automaticamente. Timberborn não é tão avassalador a ponto de não não conseguirmos acompanhar o que está a acontecer. A má administração terá consequências durante as secas, mas existem quatro modos de dificuldade disponíveis. O modo Fácil oferece uma experiência descontraída, com ênfase na construção de uma grande cidade em vez de sobrevivência. Isso significa que as secas são raras e curtas,. O modo Normal oferece a experiência padrão, com secas cada vez mais longas a cada ciclo. Já o modo Difícil apresenta um desafio com quantidades iniciais de recursos menores e secas que ocorrem com mais frequência ao longo do tempo.

Timberborn é um jogo de simulação de gerenciamento de cidade que oferece uma experiência única e envolvente. Embora seja simples em termos de gestão, é um jogo bem projetado e uma ótima opção para iniciantes no género.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster