Análise: Dr. Fetus’ Mean Meat Machine


Mesmo após todos estes anos, Super Meat Boy continua a ser uma das experiência soberba e um exemplo de como misturar dificuldade, com jogabilidade viciante e como ser gratificante. A simplicidade pura do seu ciclo de jogabilidade atornou-se quase sinónimo deste tipo de jogos que apesar de inspirados na era douradas dos platformers, são super punitivos. Depois de simplificar um pouco a fórmula na sequela Super Meat Boy Forever, este novo jogo é um spin-off dentro do género puzzle. À primeira vista, Dr. Fetus’ Mean Meat Machine pode parecer uma criação insignificante feita apenas para aproveitar o nome de Super Meat Boy, no entanto, ficámos surpreendidos com a quantidade de diversão que tivemos enquanto jogávamos.

Dr. Fetus’ Mean Meat Machine apresenta o protagonista titular, Dr. Fetus, numa missão para criar o clone perfeito de Meat Boy. Essa é basicamente toda a premissa e é tudo o que é necessário porque a jogabilidade é o que fala por si. Os jogadores irão completar inúmeros níveis onde devem combinar quatro ícones iguais, por isso a base é bastante simples. Mas o jogo garante que o ciclo nunca se torna aborrecido graças ao seu brilhante design de níveis. O objetivo principal de cada um é preencher um medidor lateral através de um certo número de combinações. Mas cada vez que o fazemos, os obstáculos aumentam em número e dificuldade. Desde serras rotativas a fantasmas, há uma grande variedade de armadilhas para atravessar. Além disso, como lidamos com elas depende dos nossos reflexos enquanto os ícones estão a descer. Uma vez que podemos mover-nos para a esquerda e para a direita, aumentar a velocidade de queda ou diminuir a nossa descida, gradualmente torna-se evidente que a jogabilidade de combinar aqui não é abordada de forma típica.

Em vez de tentarmos alcançar uma alta sequência enquanto tentamos obter uma pontuação alta, o nosso verdadeiro objetivo é sobreviver com peças suficientes intactas para conseguir fazer as combinações em primeiro lugar. As armadilhas que aparecem não só podem destruir ícones já colocados no chão, mas também podem eliminar-nos quando estamos a tentar colocar uma peça. Se formos eliminados, somos obrigados a recomeçar no checkpoint anterior, que é normalmente quando o último conjunto de obstáculos apareceu. Se conseguirmos sequências múltiplas, o tempo vai temporariamente parar, permitindo-nos colocar os ícones com calma, no entanto, esse elemento de tentar novamente com o conhecimento e experiência adquiridos, juntamente com a dificuldade brutal nas fases posteriores, personifica o espírito de Super Meat Boy.

O jogo tem a mesma alma de Super Meat Boy, mesmo que se encontre num género diferente. Os níveis feitos à mão ajudam a criar essa atmosfera geral, contrastando com a geração procedural de Super Meat Boy Forever, um jogo que apesar de bom, não consegue atingir o mesmo patamar do original. Os temas dos mundos podem tornar-se monótonos depois de um bom número de fases, mas mudam drasticamente à medida que alcançamos novos mundos. Além das novas estéticas e armadilhas com as quais lidar, a música também muda. A banda sonora de Dr. Fetus’ Mean Meat Machine contem ritmos cativantes, fortalecendo grandemente a natureza viciante do design do jogo. Não há muito mais a dizer sobre Dr. Fetus’ Mean Meat Machine que não se possa perceber após alguns minutos de jogo. O ciclo de jogabilidade de puzzle é abraçado de forma excelente aqui, às vezes sentindo-se mais como um jogo de plataformas de ação, evocando as raízes do Super Meat Boy.

Se procuram uma experiência de puzzle fresca e inventiva que exija reflexos rápidos e sincronização precisa, então Dr. Fetus’ Mean Meat Machine é uma proposta excelente.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster