Análise: Stones Keeper: King Aurelius

Os jogos de estratégia e jogos táticos no geral são sempre um desafio interessante. A estratégia por turnos de uma forma geral oferece uma experiência semelhante e já não é muito refrescante, mas continua a ser algo realmente gratificante em montar um esquadrão que possamos melhorar de acordo com nossas preferências antes de enfrentarmos inimigos frequentemente maiores e mais intimidantes. Stones Keeper: King Aurelius proporciona aos jogadores uma sensação que lembra muito os jogos de tabuleiro. As personagens parecem mais peças a serem movidas num tabuleiro do que animações completa. Essa escolha foi claramente deliberada, para nos fazer sentir como se estivéssemos a participar num grande jogo de Dungeons & Dragons.

No que diz respeito à história, somos introduzidos ao jogo enquanto tentamos salvar um posto avançado de uma horda de mortos-vivos. O prólogo do jogo abrange essa situação, com batalhas envolvendo zombis, banshees e outras criaturas da noite. Esta primeira batalha foi claramente projetada para ser impossível de vencer, obrigando-nos a resistir até um certo ponto para obter sucesso. Existem alguns elementos interessantes na história, mas nada de muito surpreendente ou que vá “reinventar a roda”, mas esse é um comentário que serve para o resto do jogo também.

Em Stones Keeper: King Aurelius, levamos a nossa base conosco enquanto viajamos. Um castelo flutuante permite-nos mover pelo mapa do mundo. Essa característica é extremamente conveniente, já que não precisamos retornar à base ou viajar longas distâncias para nos curarmos ou carregarmos saques. Itens coletados são automaticamente armazenados no castelo, simplificando a gestão de recursos. As lojas estão localizadas na nossa base, permitindo que equipemos o esquadrão com ouro e materiais entre missões. Além disso, é possível reviver heróis caídos no castelo. As melhorias do castelo são possíveis e esta abordagem interessante de mover tudo junto ao nos deslocarmos é uma ideia que poderia ser adotada por outros jogos no futuro. O mapa do jogo serve como uma plataforma para selecionar níveis. À medida que exploramos, encontramos materiais colecionáveis e ouro, que são adquiridos automaticamente.

As batalhas, sejam as principais da história ou as missões secundárias, são listadas também no mapa. A diversidade é evidente, pois logo no início do jogo, somos apresentados a forças élficas e elementais. Os inimigos têm características variadas o suficiente para nos obrigar a adaptar a nossa estratégia, dependendo do contexto. Um exército inimigo de mortos-vivos inclui unidades de combate corpo a corpo e unidades de longo alcance, cada uma com habilidades específicas. Por exemplo, as banshees podem aumentar as suas avaliações de evasão, dificultando os acertos, enquanto os vampiros podem-se fortalecer sugando o nosso sangue. Em Stones Keeper: King Aurelius, elevar o nível e melhorar as habilidades das nossas unidades é simplificado. Cada tipo de unidade apresenta três árvores de habilidades. A escolha concentra-se em decidir quais habilidades serão mais úteis para enfrentar batalhas subsequentes.

Um aspecto interessante é que a escolha de um caminho não exclui automaticamente outras opções. Portanto, é possível adicionar outras habilidades posteriormente, contribuindo para uma variedade de habilidades no longo prazo. Vale lembrar que o jogo não separa unidades por combate corpo a corpo ou à distância; cada unidade pode desempenhar ambos os papéis. Isso é vantajoso, já que permite ataques mesmo quando o alcance físico não é possível. Stones Keeper apresenta controlos simples e intuitivos, juntamente com uma estética atraente e jogabilidade cativante. Se gostam do género, há muito para gostar aqui. É uma experiência sólida do género, mas não apresenta grandes novidades dentro do género.

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