Análise: Tad the Lost Explorer

Se já alguma vez sonharam em começar uma aventura pelo mundo em busca de tesouros, como Indiana Jones, Tad the Lost Explorer pode ser para vocês. Não é um jogo que ofereça a mesma experiência cinematográfica de Uncharted ou Tomb Raider, mas para um publico jovem pode ser igualmente gratificante. Neste jogo, o protagonista é Tad Jones e a história é contada por uma múmia num estilo de banda desenhada, que narra como o melhor amigo de Tad é um arqueólogo notável. No entanto, Tad é desajeitado e tem um talento especial para estragar ou destruir coisas.

Apesar das boas intenções e do esforço máximo, a maioria dos colegas da nossa personagem consideram-no um desastre. Tad the Lost Explorer é baseado num filme de animação espanhol de 2012 com o mesmo nome. Tad está à procura do tesouro de Pakal, deixado pelo Rei Olmeca, com a esperança de que essa descoberta o torne o arqueólogo mais famoso e ganhe o respeito de todos. A história começa em Veracruz e leva o jogador a viajar pelo mundo, enfrentando uma misteriosa maldição que ameaça os amigos de Tad. Para os salvar, Tad deve encontrar uma tabuleta esmeralda. Cada local apresenta desafios de plataformas e enigmas para resolver, bem como tarefas a completar.

Apesar de não ser particularmente desafiador, Tad the Lost Explorer possui segmentos de plataformas que podem ser complicados devido a ângulos de câmara ou à mecânica de salto de Tad. O controlo da câmara pode ser ajustado com o manípulo direito. A queda de alturas elevadas ou o encontro com perigos resultam numa respawn do jogador próximo ao ponto de queda. Tad também precisa acender fogueiras nos templos para iluminar o caminho. Existe também uma mecânica de lançar um frango de borracha para derrotar inimigos que é introduzida mais à frente no jogo. A exploração é uma parte essencial do jogo, com Tad a viajar por diferentes locais e a resolver enigmas para progredir.

O jogador deve apanhar objetos, como escovas luminosas, para resolver enigmas simples, como abrir portas. O jogo não é particularmente difícil, mas existem nele desafios que requerem familiarização com as mecânicas de plataformas e resolução de enigmas. Tad the Lost Explorer apresenta visuais agradáveis com efeitos de iluminação impressionantes. As texturas e o design da personagem Tad lembram uma novela gráfica ou um filme. A iluminação contribui para a sensação do personagem parecer um brinquedo de plástico em certos ângulos e mesmo na Nintendo Switch tem bom aspeto. A música e os efeitos sonoros estão em sintonia com a aventura, embora não sejam particularmente memoráveis.

Tad the Lost Explorer é um jogo de ação e aventura em 3D divertido, embora apresente alguns problemas. O sentido de humor tolo e o companheiro papagaio acrescentam uma dose de diversão ao jogo. Os jogadores devem estar preparados para resolver enigmas enquanto exploram diferentes locais ao redor do mundo, na tentativa de provar que Tad é um arqueólogo notável. Apesar das falhas, o jogo oferece entretenimento e uma experiência agradável de plataforma e enigma.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster