Análise: EA Sports UFC 5

O EA Sports UFC 5 marca mais um capítulo na franquia de jogos de artes marciais mistas, trazendo consigo uma série de melhorias e inovações que procuram manter a experiência emocionante para os jogadores, mesmo diante de algumas limitações. Uma das mudanças mais notáveis neste lançamento é a atenção dada à representação realista dos lutadores licenciados. O motor Frostbite, recentemente implementado, faz um trabalho exemplar ao capturar detalhes intrincados nos modelos digitais dos lutadores, proporcionando uma experiência visual envolvente. Ficar frente a frente com as estrelas do desporto de combate do momento é surreal, destacando a imersão proporcionada pelos visuais do jogo. No entanto, uma ressalva importante é a discrepância notável na qualidade visual entre os lutadores reais e os criados pelos jogadores, já que esses parecem remanescentes de versões anteriores do jogo.

A mecânica de luta continua a oferecer uma experiência emocionante, especialmente nas batalhas de troca de socos. A ação rápida e intensa dentro do octágono mantém os jogadores presos, enquanto o sistema de grappling simplificado introduz uma dinâmica estratégica crucial. A mudança na abordagem para tentativas de takedown, com ênfase no momentum, adiciona uma camada adicional de realismo e desafia os jogadores de longa data a se adaptarem a novas estratégias defensivas. No entanto, nem tudo são aspetos positivos e alguns problemas técnicos prejudicam a imersão. Glitches ocasionais, contorções não naturais de membros e oscilações inadequadas da câmera podem quebrar a fluidez da experiência de jogo. Embora essas questões não sejam constantes, quando ocorrem, tiram temporariamente os jogadores da intensidade do combate e prejudicam a imersão que os visuais tão bem proporcionam.

A inclusão de uma classificação adulta para o jogo é uma mudança significativa, permitindo que os lutadores sofram danos mais realistas. Cortes mais profundos, inchaços mais pronunciados e a possibilidade de intervenção médica para avaliar a continuidade da luta acrescentam um nível adicional de autenticidade à experiência. Essa abordagem mais visceral ao dano reflete a brutalidade inerente às artes marciais mistas, embora os jogadores devam ter estômago para apreciar totalmente essa nova dimensão, já que dado o realismo, tem tudo para ter um impacto maior que as Fatalities mais violentas de Mortal Kombat.

A linguagem autêntica e o realismo estendem-se não apenas à violência física, mas também ao componente social do desporto. A implementação de um sistema mais autêntico da típica trash talk que caracteriza o desporto e cutscenes realistas, adicionam um toque de autenticidade ao jogo, aproximando os jogadores do ambiente da UFC. No entanto, a banda sonora parece exagerar na inclusão de músicas explícitas, tornando-se cansativa, especialmente durante os períodos nos menus do Modo de Carreira. Falando em Modo de Carreira, embora mantenha a estrutura básica de lançamentos anteriores, a repetição torna-se evidente à medida que os jogadores avançam nas inúmeras lutas e sessões de treino. Enquanto a capacidade de simular partes dos treinos ajuda a acelerar o processo, a falta de variedade nas interações sociais e atividades fora do treino contribui para uma sensação monótona. O modo não consegue capturar totalmente o drama impulsionado pela personalidade da UFC.

A diversidade de modos oferece uma variedade bem-vinda para os jogadores que procuram alternativas à rotina do Modo Carreira. O modo Blitz, onde os jogadores participam em torneios de eliminação rápida, destaca-se como uma experiência online emocionante e dinâmica. Os modos Online Career e Ranked Championship oferecem experiências online mais prolongadas, enquanto a opção de lutas offline com regras personalizadas, eventos criados pelos jogadores e lutas baseadas em cartas do mundo real ampliam as opções para aqueles que preferem evitar a instabilidade das conexões online. No entanto, um ponto decepcionante é a ausência de alguns lutadores notáveis no lançamento. Embora a inclusão de lutadores clássicos que fazem já parte da história da UFC seja apreciada, a falta de alguns lutadores atuais, promissores e em ascensão é notável. A promessa da EA Vancouver de atualizações pós-lançamento pode resolver esse problema, mas a expectativa inicial é que os jogadores tenham acesso a um elenco mais completo desde o início.

Apesar das suas limitações, EA Sports UFC 5 consegue entregar uma experiência emocionante de MMA. Lutar contra os favoritos da UFC, sentir a adrenalina de uma batalha equilibrada e explorar os diferentes modos oferece aos jogadores uma variedade de experiências. Com uma representação visual mais realista e mecânicas de luta melhoradas, o jogo mantém a sua posição como um título relevante no género de desportos de luta. Embora algumas áreas ainda possam ser polidas para uma experiência mais refinada, a base sólida estabelecida neste lançamento sugere um futuro promissor para a franquia.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster