Antevisão: Omega Crafter

Omega Crafter promete uma experiência de jogo única ao combinar elementos de criação e combate num vasto mundo aberto. Agendado para lançamento no Steam em março de 2024, o jogo está atualmente em desenvolvimento, existindo apenas uma demo neste momento que nos permite desde já experimentar alguns dos seus sistemas. No cerne do jogo, encontramos duas características principais, a criação e o combate. Inicialmente, os jogadores são desafiados a coletar recursos e materiais para expandir as suas cidades e fabricar equipamentos essenciais. Contudo, o desafio não se limita à pesquisa por recursos, já que o mundo do jogo é habitado por animais hostis e monstros dispostos a atacar sem aviso prévio.

Esta dualidade entre criação e combate adiciona uma camada de complexidade à jogabilidade, incentivando os jogadores a equilibrar as suas prioridades entre a construção das suas cidades e a defesa contra as ameaças circundantes. Omega Crafter destaca-se notavelmente de outros jogos de criação devido à introdução dos Grammi. Estes assistentes robóticos podem ser programados para automatizar tanto a recolha de recursos quanto os processos de criação. Esses Grammi são divididos em duas categorias, trabalhadores da cidade, especializados na criação e companheiros que acompanham os jogadores durante as explorações, fornecendo suporte valioso durante os combates.

A característica mais inovadora do jogo é, sem dúvida, a introdução da codificação baseada em blocos. Para dar comandos aos Grammi, os jogadores precisam de criar mini programas que fornecem instruções precisas para os assistentes robóticos. O jogo facilita a aprendizagem desse aspecto com modelos pré-feitos, permitindo que os jogadores atribuam tarefas como cortar árvores, recolher pedras e minerar. Essa abordagem não apenas adiciona uma dimensão estratégica ao jogo, mas também oferece uma oportunidade educacional, incentivando os jogadores a explorarem conceitos básicos de programação de forma prática. A possibilidade de personalizar programas adiciona uma camada adicional de profundidade à jogabilidade. Os jogadores podem optar por utilizar modelos pré-existentes ou criar programas do zero para automatizar tarefas específicas, permitindo a personalização da experiência de jogo de acordo com as preferências individuais. Esta flexibilidade proporciona uma sensação de controlo aos jogadores, incentivando a experimentação e a descoberta de estratégias únicas para otimizar a produção e a defesa das suas cidades virtuais.

O objetivo final do jogo é derrotar o boss final, conhecido como bug. Para atingir esse feito, os jogadores devem melhorar os seus equipamentos e adquirir habilidades que impulsionam a força, defesa e saúde das suas personagens. Esta progressão adiciona um elemento de RPG à experiência, incentivando os jogadores a explorarem o mundo do jogo e procurar melhorias e mais desafios. Embora ainda não seja possível fazer uma avaliação completa do jogo, dada a sua fase de desenvolvimento, a característica mais distintiva do Omega Crafter, a codificação baseada em blocos, mostra-se promissora e satisfatória. Para os entusiastas de jogos de criação e aventura, Omega Crafter parece ser uma adição intrigante ao género, oferecendo uma fusão única de mecânicas de jogo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster