Análise: Maniac

Desenvolvido pela Transhuman Design e publicado pela Skystone Games, Maniac foi descrito pelo editor como um filho de Grand Theft Auto e Vampire Survivors. A premissa pode parecer confusa à primeira vista, mas após algumas horas de jogo, torna-se evidente que Maniac captura a essência da experiência clássica de sobreviver à perseguição incessante das forças da lei, como nos antigos jogos de GTA, mas com um toque moderno e elementos roguelike. Em Maniac, a jogabilidade é simples mas viciante. O jogador surge numa cidade gerada aleatoriamente, repleta de civis, polícias, armas e outros elementos típicos dos jogos de GTA. O objetivo é causar o máximo de caos possível, acumular dinheiro e sobreviver por 20 minutos até que a cidade seja destruída por uma bomba nuclear.

Sobreviver esses 20 minutos não é tarefa fácil. As forças da lei em Maniac são extremamente agressivas e não hesitam em sacrificar dezenas de civis para eliminar o jogador. A polícia, o FBI e até o exército perseguem o jogador com uma intensidade que torna cada minuto de sobrevivência um verdadeiro desafio. Para sobreviver, é essencial roubar veículos aleatórios e recolher novas armas e upgrades que aparecem de forma aleatória pela cidade. Estes elementos adicionam uma camada de estratégia e variedade ao jogo, pois cada tentativa pode oferecer diferentes ferramentas e oportunidades para lidar com a ameaça constante das forças da lei. A cada morte, e elas são inevitáveis, o jogador pode utilizar o dinheiro ganho para melhorar várias habilidades entre as tentativas. Este sistema de progressão roguelike permite que o jogador torne o seu personagem mais resistente, rápido, letal ou eficiente no roubo de carros. Existe até um upgrade que convence NPCs aleatórios na cidade a juntar-se à causa do jogador, atacando polícias e civis indiscriminadamente. Estas melhorias entre tentativas incentivam o jogador a continuar tentando, sempre com a esperança de fazer uma corrida ainda mais caótica e bem-sucedida.

Uma das preocupações iniciais ao jogar Maniac era se atropelar e eliminar pessoas aleatórias ainda seria divertido em 2024, especialmente considerando o aumento do realismo nos jogos modernos. GTA V, por exemplo, tornou-se menos divertido para muitos jogadores justamente por se tornar demasiado realista em suas representações de violência. Felizmente, Maniac evita esse problema ao adotar um estilo visual cartoon e uma câmara de cima para baixo, semelhante aos antigos jogos de GTA. Este estilo artístico e perspectiva ajudam a manter uma distância emocional do caos que o jogador causa, tornando a experiência mais leve e divertida. Maniac não se leva a sério, e essa abordagem é uma das suas maiores forças. A primeira personagem disponível no jogo é um homem vestido de Pai Natal, completamente bêbado. O mundo do jogo é igualmente louco: mafiosos aleatórios andam em grupos e carrinhos de bebé largam dinheiro quando são atropelados. Essa abordagem humorística e exagerada garante que toda a ação criminosa seja vista pelo prisma da diversão e do absurdo. Maniac é frequentemente comparado a jogos como Vampire Survivors e Deep Rock Galactic: Survivor. Tal como esses jogos, Maniac é extremamente difícil de largar. A sua estrutura de tentativas rápidas, cada uma durando no máximo 20 minutos, e a progressão gradual com upgrades constantes tornam-no viciante. Cada corrida é única graças ao mapa gerado aleatoriamente e ao caos que se desenrola, garantindo que nenhuma tentativa seja igual à outra.

O verdadeiro coração de Maniac está no seu desafio de sobrevivência. A intensidade da perseguição policial, combinada com a necessidade de recolher armas e veículos, cria uma experiência cheia de adrenalina. O jogador encontra-se frequentemente numa luta desesperada por sobrevivência, tentando manter-se um passo à frente das forças da lei enquanto causa o máximo de destruição possível. A cada tentativa, o jogador aprende mais sobre o jogo e as suas mecânicas. Esta aprendizagem contínua é essencial, pois a agressividade da IA e a aleatoriedade dos spawns de armas e upgrades exigem uma adaptação constante. A capacidade de se adaptar rapidamente a novas situações e de tomar decisões estratégicas em frações de segundo é o que separa uma corrida bem-sucedida de um fracasso.

Maniac consegue capturar a pura satisfação do caos desenfreado. Há algo inerentemente gratificante em ver até onde se pode ir, quanto caos se pode causar e quanto tempo se pode sobreviver contra uma força policial implacável. A cada nova tentativa, o jogador sente uma mistura de excitação e medo, impulsionado pela necessidade de superar a sua última corrida. Os elementos roguelike de Maniac adicionam uma profundidade extra ao jogo. A progressão entre tentativas através de upgrades permite que o jogador sinta um senso de progresso e melhoria, mesmo quando enfrenta a repetição inevitável da morte. Cada upgrade faz uma diferença tangível, incentivando o jogador a experimentar diferentes abordagens e estratégias. A atmosfera de Maniac é crucial para a sua experiência de jogo. A cidade gerada aleatoriamente está viva com atividade, desde civis a fazerem a sua rotina diária até à presença constante das forças da lei. A música e os efeitos sonoros também contribuem para a intensidade do jogo, aumentando a sensação de urgência e perigo.

Um dos aspectos mais divertidos de Maniac é a possibilidade de jogar com amigos em modo multiplayer local. Passar o comando e ver quem consegue sobreviver mais tempo contra a polícia é uma experiência nostálgica que remete aos dias de jogar GTA com amigos. Esta dinâmica de rodízio adiciona uma camada extra de diversão e competição amigável ao jogo. Maniac é um tributo vibrante e divertido à era dos antigos jogos de GTA, trazendo de volta o caos desenfreado e a ação exagerada que muitos jogadores sentem falta. Com a sua jogabilidade viciante, estilo artístico cartoon e elementos roguelike, Maniac consegue capturar a essência da diversão caótica e torná-la moderna e refrescante. Para aqueles que sentem saudades dos dias de causar confusão nos antigos GTA, Maniac oferece uma oportunidade perfeita para reviver essa experiência, mas com um toque novo e moderno.

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