Antevisão: Rugrats: Adventures in Gameland

Rugrats: Adventures in Gameland é um jogo de NES lançado em 2024 e com versões HD para outras plataformas, embora com algumas surpresas. A primeira coisa a destacar é a combinação curiosa de gráficos. O jogo possui um estilo de arte em HD sobreposto à base de 8 bits, característica clássica do NES, que pode ser alternada conforme a preferência do jogador. No entanto, esta funcionalidade não está disponível na demo, onde apenas a versão de NES é apresentada. Esta escolha é, no mínimo, peculiar. Pessoalmente, adoro o charme dos gráficos originais do NES e não sinto necessidade dos visuais HD, mas aqueles que preferem uma apresentação visual mais moderna poderão sentir-se desapontados.

Rugrats: Adventures in Gameland inspira-se fortemente em Super Mario Bros. 2. O jogador pode escolher entre quatro bebés: Chuckie, Tommy, Phil e Lil, cada um com diferentes alturas de salto e velocidades de levantamento. Há também a possibilidade de realizar um butt pound nos inimigos, uma mecânica ausente em SMB2. Além disso, os inimigos atordoados podem ser apanhados e lançados, adicionando uma camada estratégica ao jogo. A demo oferece um nível que passa por várias áreas distintas e culmina numa batalha contra um boss. Pelo caminho, existem áreas escondidas que recompensam os jogadores mais curiosos com moedas Reptar, embora o seu propósito ainda seja um mistério.

A demo pode ser concluída em cerca de 10 minutos, o que, a julgar pela duração típica dos jogos de NES, sugere que a experiência completa não ultrapassará uma hora. Esta duração, aliada à falta de funcionalidades na demo, torna a experiência um pouco decepcionante. Há também a promessa de um modo para dois jogadores simultâneos, uma adição que pode não ser a melhor escolha. As personagens têm 24 pixels de largura, o que significa três sprites por personagem. O NES consegue gerir oito sprites numa linha vertical antes de alguns começarem a piscar. Com dois jogadores, sobra espaço apenas para dois sprites de oito pixels de largura. Dado que a maioria dos inimigos tem pelo menos 16 pixels de largura, isto esgota rapidamente a capacidade do NES e resulta em piscar de sprites.

Embora alguns jogos de NES tenham lidado com este problema aceitando o piscar excessivo, parece que os desenvolvedores de Rugrats: Adventures in Gameland estão a tentar evitar ao máximo esta situação. Consequentemente, os níveis terão de ser mais esparsos para acomodar dois jogadores, o que pode tornar o jogo menos desafiador e dinâmico. Sem uma maior ameaça para enfrentar, jogar em modo cooperativo poderá parecer apenas uma experiência de plataforma lado a lado, sem grande emoção. Infelizmente, não foi possível testar o multiplayer na demo, já que não há suporte para comandos. Jogar plataformas 2D no teclado não é, de todo, ideal. Apesar destes pontos, o que está presente na demo de Rugrats: Adventures in Gameland é bastante sólido. A jogabilidade tem uma sensação autêntica e agradável, algo nem sempre garantido em títulos modernos para o NES. Vejo potencial para ser um jogo divertido quando for lançado.

No entanto, os sinais apontam para um jogo que, embora sólido, poderá não ser espetacular. Os desenvolvedores parecem satisfeitos em respeitar as limitações do NES, sem procurar inovar ou superar essas barreiras. Isso pode ser suficiente para alguns, especialmente os entusiastas do NES, mas poderá deixar outros à espera de algo mais. Rugrats: Adventures in Gameland está previsto para lançamento no próximo mês para PlayStation, Xbox, PC e NES. Vamos esperar que a versão final nos traga mais surpresas e uma experiência completa mais envolvente.

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