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Análise: Times & Galaxy

Times & Galaxy é um jogo que apresenta uma premissa única e inovadora, colocando o jogador no papel de um jornalista robô a trabalhar num jornal intergaláctico. A ideia de explorar o mundo do jornalismo através da lente de um personagem robótico é refrescante e cheia de potencial, especialmente quando se considera que parte da equipa de desenvolvimento tem experiência no setor. No entanto, apesar da criatividade por detrás do conceito, a execução do jogo deixa muito a desejar. Problemas técnicos, bugs e decisões de design problemáticas acabam por prejudicar a experiência, o que é uma pena tendo em conta o potencial que o jogo apresenta.

O jogo começa com a criação da personagem do jogador, onde é possível personalizar o corpo, as cores e até escolher os pronomes do protagonista. O papel como o primeiro jornalista robô da galáxia começa com um estágio no jornal Times & Galaxy, onde o jogador irá aprender o ofício e realizar diversas reportagens. O jogo destaca-se pela forma como mistura exploração e investigação, permitindo entrevistas a personagens, recolha de provas e a montagem de peças jornalísticas com base nas descobertas. O conceito de ética no jornalismo está presente, e as escolhas do jogador podem influenciar a reputação do jornal, especialmente ao lidar com fontes anónimas ou ao recorrer a sensacionalismo. A nave onde o jogador se encontra serve como hub principal do jogo, e as suas várias salas interconectadas permitem conhecer os colegas e explorar o ambiente. A interação com outros membros da tripulação é um dos pontos fortes do jogo, já que todos têm personalidades distintas e funções específicas. A jornalista de crimes, Martina, é também uma culturista, e é comum vê-la a fazer exercícios enquanto fala com o jogador. Outros personagens, como Shuttlebot X, destacam-se pelo entusiasmo em melhorar o robô do jogador com novos upgrades. Além disso, existe a possibilidade de flertar e namorar com vários colegas de trabalho, adicionando uma camada de interação pessoal e, por vezes, cómica ao jogo.

No entanto, embora o jogo apresente um conceito interessante, a sua execução é muitas vezes frustrante. A falta de polimento é evidente logo nos primeiros momentos, com balões de diálogo desalinhados, personagens que não reagem corretamente às ações do jogador e, o mais irritante, a ausência de uma forma clara de verificar o objetivo atual. Esses pequenos problemas evoluem rapidamente para questões mais sérias, como bugs que obrigam o jogador a repetir conversas ou missões que não se desencadeiam corretamente. A navegação no mapa também se torna problemática, uma vez que o jogo deixa de mostrar onde estão as personagens, dificultando ainda mais a progressão. A mecânica central do jogo, que envolve a criação de artigos jornalísticos, também apresenta problemas. A forma como os artigos são montados com diferentes secções – desde o título até ao parágrafo central – é uma abordagem interessante, mas muitas vezes sente-se desconexa. O jogo oferece várias opções para cada secção, dependendo das entrevistas e investigações realizadas, mas estas opções estão marcadas como sensacionalistas, informativas ou de interesse alienígena, e as escolhas parecem um pouco arbitrárias. Além disso, é possível manipular o sistema, combinando informações desconexas para maximizar a reputação ou atrair mais leitores, o que acaba por prejudicar a autenticidade da experiência de escrever um artigo coerente.

Apesar das falhas mecânicas, não se pode negar que Times & Galaxy é bem escrito. A construção do mundo, ou da galáxia neste caso, é rica e variada, com diferentes planetas para explorar e personagens que ajudam o jogador a aprender sobre as culturas e desportos de várias espécies. Um detalhe interessante é a forma como nunca se vê personagens a expressar nojo ou repulsa pelas práticas de outras culturas. O jogo apresenta as diferenças culturais de forma neutra, incentivando o jogador a explorar e compreender, em vez de julgar. Além disso, é comum ver personagens a aparecer em várias missões, permitindo construir uma relação com elas e conhecê-las melhor ao longo do jogo. As missões em Times & Galaxy são outro ponto alto. Cada uma é escrita por um membro específico da equipa de desenvolvimento e oferece uma oportunidade para o jogador refletir sobre o que está a reportar. Desde comentar como algumas pessoas exploram desastres para ganho financeiro até rejeitar pressão editorial para escrever um artigo elogioso e antiético, as missões tocam em temas profundos e relevantes. O jogo também aborda a gestão de um jornal, destacando os desafios de equilibrar a ética e a atração de leitores, algo que se torna cada vez mais difícil com a intromissão dos executivos e editores.

Times & Galaxy é um jogo que se destaca pela sua premissa original e pela profundidade dos seus temas, oferecendo uma visão única sobre o papel do jornalismo numa galáxia em constante mudança. No entanto, a experiência de jogo em si é prejudicada por uma série de problemas técnicos e mecânicos que tornam a progressão frustrante. Com mais polimento e uma abordagem mais refinada à mecânica de criação de artigos, o jogo poderia ter sido uma verdadeira pérola. Mesmo assim, para aqueles que conseguem ultrapassar os problemas, há muito para apreciar na escrita, nas personagens e na construção do mundo intergaláctico que o jogo oferece.