Análise Deponia

O mundo de Deponia é uma catástrofe de restos de comida, um lugar formado a partir de resíduos e sucata industrial desintegrada, todos soldados e pavimentadas em algo um pouco mais civilizado do que o seu ferro-velho diário. O que faz com que Deponia funcione é que apesar de ter um numero pequeno de cenários, todos eles são brilhantemente criados e belos. O que temos é uma mistura agradável entre o belo e o ferro-velho que povoa os cenários. As casas podem ser todas feitas de cimento e chapa, mas os seus interiores e o que as envolve pode ter as mais variadas cores, o que além de trazer um contraste interessante faz com que Deponia seja belo e colorido. Quando combinado com a paleta de cores saturadas e estilo de arte cartoon, torna-se evidente que é um jogo tão divertido como colorido.

Isso não quer dizer que Deponia é um lugar feliz. Rufus em particular, tem o seu próprio bolso cheio de problemas com a vida numa paisagem tão azeda, e fez a sua fuga para a utopia higienizada de Elysium uma prioridade acima de tudo. Mas isso está a ficar à frente de nós mesmos, porque Rufus realmente não faz muita coisa. Ele não trabalha, não se consegue sequer sustentar-se a si próprio  e ele não se importa com o povo da cidade, assim como que eles não se importam com ele. Ele vive no sótão de dois andares da sua ex-namorada. O desrespeito que ele possui pelo seu melhor amigo Wenzel pode ser visto logo no inicio e para o resto dos habitantes ele é apenas alguém fácil de chatear.

Não vão deixar de gostar por Rufus apesar das suas falhas. A viagem não funciona sem a sua própria marca de irreverência cómica e, de fato, o sucesso da história está fortemente ligada à sua presença. Se ele sai com um comportamento um tanto temperamental, é apenas sobre os ombros dos seus colegas igualmente abrasivos. Ninguém em Deponia tem medo de morder, é um lugar negativo cheio de pessoas negativas, onde as conversas e cortesias só acontecem quando ambas as partes podem beneficiar disso.

Negatividade, no entanto, é definitivamente uma coisa boa. Num mundo onde todos sofrem com a auto-importância de megalomania não faltam situações engraçadas criadas por isso. O tom em Deponia é mais irónico do que qualquer outra coisa. Mas, quando a maior parte do jogo ataca a estupidez dos seus personagens, a comédia muitas vezes pode estagnar um pouco. Raramente sem graça, mas certamente estagnada. O mesmo poderia ser dito para o ritmo geral da jornada de Rufus, que toma regularmente desvios sinuosos por causa de piadas. Como jogadores, nós não temos uma boa noção de onde o jogo está mesmo a ir até ao final do primeiro ato, e enquanto Deponia eventualmente se instala num ritmo cuidadosamente equilibrado de talento e importância narrativa, a história sente-se muito pequena.

Muito do que pode ser dito sobre o ritmo do jogo pode ser atribuído às formas em que o jogo facilita. Os puzzles não minimamente difíceis, no entanto por vezes não são muito lógicos e o jogador pode sentir-se confuso porque apesar de aparentemente estar a fazer tudo bem a verdade é que se aquilo que é correcto para nós não estiver bem alinhado com a lógica de Deponia vamos falhar algumas vezes. Pode ser frustrante porque por vezes as coisas só fazem mesmo sentido em Deponia. Isso leva-me ao meu maior problema com o jogo, não há quase nenhuma comunicação de qual é realmente o nosso objectivo. Eu muitas vezes encontrei o caminho quase por acidente, porque eu não sabia o que eu estava realmente a fazer. Quando estiverem em dúvida, cliquem em tudo à vista. Se isso não funcionar, tentem combinar cada item no inventário com todos os outros itens, tanto no inventário como fora dele. Podia ser dada alguma ajuda nem que fosse com alguma deixa sarcástica de Rufus.

Os gráficos do Deponia tem um estilo cartoon afiado e o design do mundo é soberbo, no entanto as animações deixam um pouco a desejar. As personagens muitas vezes movem-se mais rápido ou mais lento do que o movimento dos seus pés. Elas também diminuem ou aumentam artificialmente quando vão para o fundo ou vindo dele, respectivamente, e a animação facial raramente tem muito a ver com o que é dito. Todos estes problemas não afectam de forma alguma a diversão que o jogador tem com o jogo.

Deponia é definitivamente um jogo divertido, mas apenas se gostarem do género. Ele não faz nada para revolucionar o género, mas conta um conto interessante num mundo interessante. A minha parte favorita do jogo seria realmente a sua escrita. Sinceramente, ri-me várias vezes durante o decorrer do jogo e foi um pouco chocado com a forma como terminou. Tem um final refrescante que não amarra as coisas muito ordenadamente, mas ainda é satisfatório.

Deponia é um jogo de aventura para pessoas que gostam de jogos de aventura. Não vai converter qualquer um a fãs do género, no entanto mantém aqueles que já são fãs a continuar a gostar do género. Ele tem um mundo único com um enredo divertido, óptimos visuais e jogabilidade sólida.  Havia muito espaço para evoluir na sequela, sequela essa que já foi lançada e será analisada aqui dentro de alguns dias, até lá nada como jogar o primeiro novamente ou compra-lo na Steam e jogar esta brilhante aventura.

Pontuação: 8.8/10

PC System Requirements

Minimum:

    • OS:Windows XP
    • Processor:2.5 GHz (Single Core) or 2 GHz (Dual Core)
    • Memory:2 GB RAM
    • Graphics:OpenGL 2.0 compatible with 512 MB RAM
    • DirectX®:9.0c
    • Hard Drive:5 GB HD space
    • Sound:DirectX compatible

Recommended:

    • OS:Windows Vista/7
    • Processor:2.5 GHz (Single Core) or 2 GHz (Dual Core)
    • Memory:4 GB RAM
    • Graphics:OpenGL 2.0 compatible with 512 MB RAM
    • DirectX®:9.0c
    • Hard Drive:5 GB HD space
    • Sound:DirectX compatible

Mac System Requirements

Minimum:

    • OS:MacOS X Lion (10.7)
    • Processor: 2 GHz (Dual Core) Intel
    • Memory:2 GB RAM
    • Hard Drive:3.5 GB HD space
Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster