Análise: Loonacy

Loonacy é um jogo em que a sorte é o principal factor, mas também o é a rapidez de pensamento e de ação. Loonacytem um conceito simples, talvez o mais simples dos jogos de tabuleiro, cartas e dados que por já aqui passaram. Podem jogar entre duas a cinco pessoas, sendo que as regras mudam um pouco dependendo do numero de jogadores, mas o conceito é o mesmo. Cada jogador começa com sete cartas e na mesa irão ser colocadas algumas cartas do topo do baralho. O numero de cartas na mesa depende do numero de jogadores.

Se existirem apenas dois jogadores haverá quatro cartas na mesa, caso sejam três haverá três cartas, duas se forem quatro jogadores e apenas uma se forem cinco jogadores. Nestas cartas na mesa irão ser jogadas as cartas que temos na mão. Cada carta é composta por duas imagens e o objectivo do jogo é colocar cartas em cima de outra que tenha uma imagem igual. É realmente simples e podia não ter qualquer piada não fosse o pequeno pormenor de não existirem turnos. Isto torna o jogo completamente caótico com todos os jogadores a tentar jogar primeiro e assim cortar a jogada ao adversário.

LoonacyCards

 

Há jogadores a tentarem até bloquear o campo de jogo para tentarem jogar todas as suas cartas de uma vez e por vezes quase é preciso um árbitro. O vencedor é encontrado quando um dos jogadores fica sem cartas na mão. Caso ninguém consiga jogar e todos tenham cartas na mão, todos os jogadores vão ter que ir buscar uma carta ao baralho e retoma-se o jogo caso alguém consigo. O conceito é realmente engraçado, principalmente com mais jogadores.

Como podem imaginar quando estão cinco pessoas a jogar e todas olham para apenas uma carta o jogo torna-se realmente caótico e é aqui que se torna mais divertido, no entanto com três jogadores é talvez quando melhor se consegue jogar, existindo três cartas para onde olhar torna o jogo um pouco mais rápido. É realmente importante baralhar bem Loonacy por uma simples razão. Quando não se baralha bem pode acontecer um jogador começar com sete cartas ligadas entre si e conseguir em segundos acabar o jogo.

Por vezes há a tentação de não jogar cartas mas sim um molho de cartas que fomos ligando na mão, o que pode deixar os outros jogadores um pouco chateados. A arte das cartas é retirada directamente de algumas das melhores cartas de Fluxx, portanto para alguns não irá ser novidade.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster