Análise: Dinosaur Fossil Hunter

Os dinossauros fazem parte do nosso imaginário à muito tempo. Estas criaturas ancestrais que apesar de reais mas extintas, ocupam um lugar de quase criaturas místicas e têm sido montadas ou inimigos em jogos de vários géneros. Se montar um dinossauro ou caçá-los é divertido, ser um paleontólogo à procura de fósseis pode não ser para todos, mas não deixa de ser uma atividade de exploração excitante. Infelizmente o jogo que falamos aqui, Dinosaur Fossil Hunter baseia-se em tarefas repetitivas, uma mecânica de condução pobre e no geral todo um design aborrecido.

Os jogadores começam como um paleontólogo com o sonho de criar um grande museu.A personagem principal não pode ser personalizada e a narrativa tem uma parte surpreendentemente importante no jogo, algo que é um pouco estranho num jogo de simulação mas desculpa a falta de personalização. Os jogadores descobrem que a personagem principal adora dinossauros desde criança e esse amor leva-a a arriscar e partir numa escavação de fósseis com a esperança de fazer da sua paixão uma carreira. É durante a introdução que Dinosaur Fossil Hunter tem aquilo que se assemelha a um tutorial. Durante esta parte do jogo o jogador tem um verdadeiro curso intensivo sobre as principais mecânicas do jogo, oferecendo um vislumbre dos processos complexos que iremos usar no futuro.

A experiência de simulação vai além da simples escavação e montagem de esqueletos antigos. Os jogadores têm de conduzir um carro todo o terreno até o local de escavação, remover obstáculos na estrada e localizar áreas que possam ter fósseis. Uma vez no local de escavação e se este estiver pronto, os jogadores podem usar uma variedade de ferramentas para localizar pedras com fósseis. Infelizmente é aqui que o jogo começa a mostrar as suas falhas. A condução é realmente pobre e as estradas que levam aos locais de escavação são estreitas e com muitos obstáculos. Dirigir devia trazer uma sensação de aventura, mas a física faz com que seja tudo menos uma aventura. Embora a escavação de fósseis em Dinosaur Fossil Hunter seja uma parte relaxante e agradável da jogabilidade, também existem problemas que podem criar bloqueios em buracos de escavação profundos.

Depois de encontrar e sinalizar locais de escavação, o jogador tem de usar ferramentas como pás e picaretas para remover o lixo e rochas que estão por cima de potenciais fósseis. Esses buracos podem ser profundos e muitas vezes são preenchidos com detritos, tornando mais fácil ficar preso. Como nem todo o terreno pode ser removido usando as ferramentas de escavação, se os jogadores não cavarem com um plano de fuga em mente, não irão conseguir sair do buraco com o fóssil. Depois de retirarmos o fóssil temos de o levar para o laboratório para estudar e isso implica embalar o fóssil, apenas para depois o ter de desembrulhar novamente, procedendo depois à limpeza e montagem manual dos ossos encontrados. Podemos limpar os detritos dos ossos com uma pequena broca manual e apesar deste processo ser particularmente agradável em fósseis grandes, pode ser um pouco frustrante em ossos mais pequenos.

Montar os puzzles funciona como um pequeno puzzle, mas a montagem pode ser frustrante. Tentar encontrar o sitio onde um osso encaixa raramente é algo que conseguimos fazer à primeira e se não forem fãs de puzzles um pouco tediosos e de tentativa e erro o jogo rapidamente se torna frustrante. Dinosaur Fossil Hunter tem algumas ideias interessantes, mas talvez tenha existido aqui alguma ambição a mais na tentativa de abordar quase todos os aspetos de uma procura por fósseis. Algumas mecânicas são melhores do que outras e algumas são bastante fracas, mas se gostam da temática e de puzzles podem facilmente ignorar alguns dos seus problemas, mas não contem em encontrar um jogo perto de perfeito.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster