Análise: Into the Underdusk

Into The Underdusk não é um jogo que me tenha impressionado antes de o ter o jogado, ou sequer durante os primeiros minutos. Achei a jogabilidade lenta e senti-me completamente perdido no jogo, não existindo praticamente nenhuma informação no jogo que me mostrasse o que suposto estar a fazer, à procura de quê ou sequer para onde ir. Nem sequer posso dizer que o jogo me tenha explicado como mover a personagem de forma decente. No entanto, ao fim de algum tempo o jogo adiciona habilidades que vão melhorando a jogabilidade.

A nossa personagem começa por se mover de forma muito lenta por exemplo, mas uma das primeiras habilidades que ganhamos é a habilidade de correr. Além de isto tornar o jogo bem mais interessante logo, também faz com que certas áreas se tornem acessíveis. Esta abordagem ao género Metroidvania é realmente interessante já que além de abrir novos caminhos, também torna o jogo mais divertido ao longo do tempo.

Into The Underdusk é um metroidvania com um ambiente negro que consegue ser assustador e relaxante ao mesmo tempo. A jogabilidade baseia-se essencialmente nas plataformas, apesar de existirem alguns bosses, mas mesmo esses são normalmente derrotados chegando a uma alavanca na parede atrás deles. Este jogo é um jogo de plataformas primeiro e um metroidvania hardcore depois e concentra-se principalmente na descoberta, exploração e narrativa. O jogo é pesado em inimigos e leve em combate. Temos de pensar como vamos abordar os inimigos e usar as ferramentas adicionais que vamos recebendo ao longo do jogo.

Estas habilidades funcionam também como chaves de acesso a novas áreas. Para tentar evitar que o jogador fique muito perdido no mundo, temos um mapa e alguns diálogos úteis de NPCs que nos lançam na direção certa. Convém ler e estar com atenção, já que não existe algo como um indicador no mapa para nos ajudar. Também temos acesso a um sistema de viagem rápida mas que é limitado. Into The Underdusk é uma experiência sólida de um criador que fez muito para ajudar a comunidade que surgiu ao seu redor.

Visualmente o jogo é realmente interessante e a música e sons são fenomenais. Alguns sons fizeram-me lembrar Diablo e outros simplesmente me fizeram lembrar jogos que não soube nomear mas me soaram muito familiar. Se gostam do género metroidvania ou simplesmente de jogos de plataformas e não têm problemas e sentirem-se um pouco perdidos, Into the Underdusk pode ser o que estão à procura.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster