Antevisão: Marauders

Marauders é um FPS focado em Raids desenvolvido pela Small Impact Games. O jogo tem como palco uma versão alternativa da história onde a grande guerra tornou o nosso planeta inabitável, forçando os seus habitantes a fugirem para o espaço. No espaço estes sobreviventes vão ter de procurar socata para encontrar recursos essenciais para a sua sobrevivencia. O jogo envolve alguma prepação e depois começamos logo dentro de uma nave que podemos usar para combater no campo de asteróides ou navegar até à zona de Raids principal no centro onde temos o combate de campo que é o foco do jogo.

Este não é de todo um jogo fácil, muito pelo contrário. É um dos jogos onde grande risco, grande recompensa mais é levado à letra. Não é um jogo que possamos jogar casualmente enquanto vemos uma série, dada a importância do som por exemplo, mas praticamente tudo o que precisamos de fazer no jogo é necessário dominar para ter qualquer tipo de sucesso. O jogo começa por nos dar recursos suficientes para conseguimos falhar uma mão cheia de vezes. Estes recursos iniciais generosos ajudam-nos a começar.

No menu de vendas podemos comprar vários recursos, com o custo a ser influenciado pela nossa relação com certas facções. Estas relações podem ser melhoradas aceitando contratos que vão rodando e que vão desde quests de eliminar um alvo ou recolher algo. Como nada neste jogo é fácil, não contem com ajudas para encontrar os alvos, não havendo um marcador ou seta a guiar o caminho. Estas quests têm tempo também, por isso convém saberem o que estão realmente à procura. A quests principal por outro lado não tem tempo limite e o seu progresso permite desbloquear novos itens para criar. É neste sistema de crafting que podemos usar os recursos que recolhemos durante o jogo.

Quando estivermos contentes com o nosso equipamento podemos entrar numa Raid. Cada uma desta Raids dura vinte e cinco minutos e é esse tempo que temos para recolher tudo o que possa ter valor e fugir com vida. Tal como em Escape From Tarkov, o jogo que talvez tenha originado este spin-off do loot shooter é battle-royale, se morrermos perdemos tudo o que recolhemos, mas também tudo o que trouxemos para a missão. Este é o verdadeiro risco e porque razão aqueles recursos iniciais são tão importantes.

É também este risco que torna o jogo tão tenso. Quando temos bom equipamento não o queremos perder e vamos passar a parte da ação em risco de morrer a qualquer momento. Tenham uma abordagem mais direta de tentar enfrentar os outros jogadores num confronto de força, ou escolham vocês uma abordagem mais furtiva, a realidade é que um par de tiros e perdem tudo o que conseguiram recolher com bastante trabalho e tudo o que tinham trazido também. Mas é também este loop da jogabilidade que a torna tão viciante e gratificante.

Quando começamos a perceber realmente o que está em jogo começamos a tomar decisões diferentes e mais inteligentes. Quando não temos os itens certos mais vale poupar nos poucos que temos por exemplo. Se não têm uma mochila para trazer bons itens não vale a pena gartar em proteção e se não vão gastar em proteção mais vale não gastar em armas também. Não se trata de melhorar as nossas hipóteses de conseguir trazer alguma coisa de jeito da Raid, tratar-se de conseguir algo e não arriscar o pouco que temos.

Este sistema pode levar alguns a pensar que podemos entrar numa espiral negativa e terminar num ponto sem retorno. Isto é em parte verdade, mas não é o fim do mundo. Entrando numa Raid sem equipamento podemos encontrar logo uma série de equipamentos básicos e fugir. Podemos vender esse equipamento de seguida e repetir até termos recursos suficientes para uma Raid a série. Tentar fazer mais do que isso sem equipamento é no entanto suicídio.

Todas as Raids são únicas, nunca sabemos o quê e quem vamos encontrar. Uma Raid onde conseguimos sair com os bolsos cheios é uma das experiências mais gratificantes que podem ter num jogo. Não é de todo um jogo para todos. O risco é grande e o falhando é muito punitivo. Nesse aspeto Marauders é um dos jogos mais hardcore que joguei até hoje, onde basicamente arriscamos tudo em troca de pouco.

Marauders encontra-se ainda em Acesso Antecipado e há muita coisa para melhorar e conteúdo para criar, mas o jogo no seu estado atual tem tudo para ser uma referencia. O jogo tem também gráficos fantásticos e o design de som é perfeito. A estética é única também, misturando a segunda guerra mundial com design futurista. Marauders é um jogo realmente interessante, mas que poderá ser algo frustrante para muitos jogadores.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster