Análise: Garden In!

Garden In! é tal como o nome indica, um jogo de jardinagem. Muitos jogos usam a temática, mas poucos conseguiram emular tão fielmente o hobby como Garden In! Em termos de mecânicas de jogo, Garden In! é essencialmente um sandbox, com elementos de jogo idle, onde temos de plantar semestres e cuidar das plantas à medida que elas crescem. É um jogo calmo e relaxante onde não vamos correr atrás de pontuações.

O jogo começa num pequeno estúdio com alguma mobilia. A perspectiva de diorama é adorável e no geral o jogo é agradável de olhar. Juntamente com uma secretária e uma cadeira, temos também sementes, terra e água, assim como vários tamanhos de vasos. Cada área do jogo contém um livro sobre plantas e no computador podemos consulta tutoriais, assim como vários objetivos e os achievements que desbloqueamos.

O ritmo do jogo é relaxante, com novos elementos a serem introduzidos a um ritmo que respeita isso, não sobrecarregado o jogador com novas mecânicas e plantas a um ritmo muito alto. Sempre que avançamos um nível vamos receber novas coisas, mas nem sempre são novas mecânicas ou novas coisas que temos de dominar, por vezes são simplesmente novos esquemas de cores. Estamos sempre a trabalhar com um objetivo em mente, mas o jogo mantém o ritmo relaxado durante toda a duração.

Existem essencialmente três tipo de sementes, dependendo do tipo de solo, terra, com pedra e plantas de água. Cada um destes tipos tem subtipos também. A terra pode ser areia ou barro ou exemplo. Além do tipo correto de solo, também precisamos de regar as plantas e manter as pragas controladas. Não há grande castigo para não ter atenção a tudo. Quando nos esquecemos de alguma coisa, a planta simplesmente para de crescer, mas assim que a regar-mos por exemplo, ela volta a crescer. Existem mecânicas mais elaboradas no jogo. Podemos criar sementes híbridas ao plantar duas sementes num vaso e caso sejam compatíveis irão dar-nos uma semente nova.

Além de novas sementes, somos recompensados ocasionalmente com novos itens para decorar as áreas de jogo. Além disso, recebemos itens que servem o duplo propósito de ser decoração e também úteis, fornecendo bónus como o relógio que acelera um pouco o tempo. Visualmente é um jogo adorável e a música combina na perfeição com o ritmo lento do jogo. Existem filtros que ajudam a dar mais personalidade a cada área também, portanto podem dar um aspeto ligeiramente diferente ao jogo se assim o desejarem.

Garden In! é um jogo de jardinagem casual que consegue acima de tudo capturar a essência do hobby em si. Há muito para manter o jogador ocupado, com muitas sementes, muitas áreas de jogo e muitos itens para desbloquear. Infelizmente não parece correr na Steam Deck e talvez não seja um jogo para todos os jogadores, mas acredito que irá agradar a qualquer um com interesse pelo tema ou goste de jogos relaxantes.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster