Análise: Old World – The Sacred and The Profane

ld World é um jogo de estratégia 4X lançado há alguns meses e que se tornou bastante popular graças à sua qualidade. As vendas foram boas o suficiente para podermos ter acesso a expansões, sendo esta a segunda expansão.A Mohawk Games explora agora o aspeto religioso das antigas civilizações e o resultado é novamente positivo.

The Sacred and The Profane não adiciona novas facções ao jogo mas está na mesma carregado de conteúdo. Para começar, existem mais eventos no jogo agora. Estes eventos ocorrem de foram aleatória durante os turnos, mas podem acontecer de outras formas despoletada pelos jogadores. Os eventos podem ter muitas consequencias, levando a guerras com outras nações por exemplo e os eventos adicionados por este DLC dão uma nova dimensão à mecanica, já que a religião é uma parte fundamental destas civilizações antigas. Desde novos líderes religiosos a dissidentes, há muito para acontecer nestes eventos.

Novidade é também o clérico, um novo tipo de personagem que pode ser recrutada. Estes são parte integral do tema e é muito importante que façam parte do nosso arsenal, pois permitem-nos lidar com muitas das novas mecânicas introduzidas pelo DLC. Outra novidades são os vários traits que foram adicionados, maioritariamente religiosos.

Durante o jogo vamos encontrar também uma série de personagens históricas, cada uma com uma ligação a uma religião em particular. Estas personagens têm vários eventos associados e existem ainda duas outras personagens históricas não associadas a nenhuma religião, Sappho a poetisa e Hypatia, a filosofa, matemática e astróloga. O principal perigo neste novo DLC é que a nossa nação se perca por causa de um dissidente religioso. Quando uma nova religião se propaga na nossa nação pode ser difícil agradar a esses fieis. Podemos dar prioridade a construções que lhes agradem por exemplo, mas isso sacrifica o que estávamos a fazer e pode levar a outros problemas. No fundo este DLC torna o jogo mais completo e complexo.

Junto com as religiões grandes, o DLC também inclui pequenos cultos. Estes podem ser uma ferramenta importante numa certa cidade, mas trazem consigo vários problemas associados. Nada de bom veio alguma vez de um culto. Para aquilo que oferece, The Sacred and The Profane, tem um preço muito acessível e promete continuar a manter os jogadores colados a Old World. Se são fãs de estratégia e ainda não jogaram Old World, cada vez há mais razões para o fazer.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster