Antevisão: The Pioneers: Surviving Desolation

The Pioneers: Surviving Desolation é um jogo que coloca os jogadores à prova, colocando-os a testar as suas habilidades de sobrevência num planeta hostil. O jogo encontra-se neste momento ainda em Acesso Antecipado, mas apresenta-se num estado que nos permite retirar já várias conclusões. The Pioneers: Surviving Desolation tem como palco a lua Io de Jupiter, uma das mais características do planeta gigante do nosso sistema solar.

Os jogadores ficam encalhados neste local hostil depois da queda da sua nave. Para sobreviver precisam de encontrar mantimentos abandonados na superficie e minar outros recursos. Isto permite-nos melhorar a base. Junto à personagem com que começamos, existem outros dois sobreviventes que precisam de ajuda a sair das suas capsulas. Cada uma das três personagens podem ser selecionadas ou podemos deixar o jogo escolher as personagens por nós. Todas as três personagens podem ser controladas individualmente.

As ações que podemos fazer no jogo não são muitas. Podemos explorar, recolher recursos e construir e gerir a nossa base. Cada uma das personagens tem características e habilidades diferentes, por isso precisamos de as conhecer para tirar o máximo de partido de cada uma delas. Essencialmente as diferenças entre as várias personagens refletem-se no tempo que estás demoram para certas ações. Não existem diferenças estratosféricas e podemos ter sucesso sem nós preocuparmos com isto.

Acho que o jogo teria a ganhar em colocar barreiras nas ações que personagens podem fazer. Por exemplo, uma das personagens poder trabalhar com instrumentos de mineração, enquanto que outras não o conseguem fazer e ao criar as personagens termos que abdicar de algumas destas habilidades, o que significaria ter que jogar com essas limitações. É apenas uma ideia, mas que acho que tornaria o jogo mais interessante.

Um dos aspetos melhores do jogo é a construção da base. É também aqui que o jogo se aproxima da mecânica que descrevi acima e que deveria ser utilizada de forma mais abrangente. Na base existem vários módulos que podemos construir e as personagens têm certas afinidades com estes módulos, por isso devem limitar-se a construir módulos que as vossas personagenss podem efetivamente usar. Estes módulos vão precisar de reparações ocasionais e isso trás consigo um problema. Como The Pioneers: Surviving Desolation apenas tem três personagens, tudo tem que ser feito de forma manual. Se precisarem de recolher a comida de um módulo ou reparar um outro por causa de um terramoto, têm que enviar uma das personagens fazer isso, sempre que seja preciso e sempre individualmente.

The Pioneers: Surviving Desolation é neste momento um jogo já muito interessante. Precisa obviamente de algumas melhorias e de corrigir os muitos bugs que o atormentam neste momento. Tratando-se de um jogo em acesso antecipado não senti necessidade de falar dos problemas de performance, mas eles existem, são muitos e alguns graves. Mas neste momento acho que é importante focarmos-nos nas promessas daquilo que The Pioneers: Surviving Desolation pode ser. É um jogo com uma premissa interessante e é um jogo muito desafiante. Se gostam de jogos de sobrevivência é um jogo que devem manter no vosso radar. Por causa dos problemas técnicos, o ideal é no entanto adiar a compra.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster