Análise: Defend the Rook

Defend the Rook criado pela equipe One Up Plus de Sydney é rotulado como um jogo que mistura elementos roguelike com tower defense. Essas categorias não desempenham um papel significativo no jogo, no entanto, Defend the Rook oferece uma estratégia acessível e de ritmo rápido, tornando-o uma escolha interessante para fãs de batalhas por turnos. O jogo começa com um recomendável tutorial de 45 minutos para ajudar o jogador a entender as nuances do jogo. Defend the Rook tem algumas características criativas que o diferenciam de outros jogos de estratégia por turnos em grelha, no entanto, se procuram jogos de estratégia com histórias envolventes, a narrativa deste pode ser uma decepção. Ainda assim, isso não prejudica a qualidade da jogabilidade.

O jogador controlará um trio de personagens que associamos ao género, não havendo grande inovação aqui. Temos o guerreiro, com um alcance de movimento limitado, mas possuindo ataques corpo a corpo fortes, a Feiticeira, que atinge os inimigos com um ataque à distância e também um Rogue ágil que pode cruzar distâncias maiores. O jogo permite que cada unidade se mova e ataque, mas se atacar primeiro, abrimos mão da capacidade de reposicionar a nossa unidade. A torre que temos de defender tem uma defesa moderadamente robusta e até mesmo uma capacidade de defesa moderada. Se o resto de sua equipe for eliminado há uma chance de ocasionalmente ainda nos safarmos.

Os Criadores de Defend the Rook permitiram que os jogadores melhoresm as suas personagens ao concluir cada nível, oferecendo-lhe três opções de upgrade que concedem buffs de estatísticas, habilidades temporárias e bónus baseados em posicionamento. Os jogadores também podem curar ou ressuscitar aliados caídos. Além disso, o jogo apresenta torres e armadilhas que podem ser ativadas pelos inimigos, mas não são tão cruciais para a jogabilidade. Embora o jogo seja rotulado como um roguelike, não existem elementos que caracterizam o género normalmente, como morte permanente ou ambientes gerados processualmente. Em vez disso, o jogo é ambientado em um tabuleiro 9 × 9 e apresenta uma forma de progresso mais tradicionalmente ligada a jogos de estratégia por turnos.

Um dos principais problemas de Defend the Rook é a simplicidade. Normalmente é um ponto a favor, especialmente quando há espaço para complexidade numa jogabilidade simples. Defend the Rook é um tower defense em grelha com combate por turnos e alguns elementos de roguelike, mas não os principais. O jogador controla um trio de personagens que podem ser melhorados com várias habilidades e bónus e tem também torres que podem ser ativadas para ajudar na defesa da base, mas são destrutíveis e requerem uma gestão cuidadosa. Embora o jogo possa ser divertido, as ondas repetitivas de inimigos podem-se tornar tediosas.

Não sendo um mau jogo, Defend the Rook dificilmente vai ficar marcado na memória dos jogadores.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster