Análise: Kana Quest

Kana Quest é um jogo de puzzles que tem como objetivo ajudar os jogadores a aprender japonês. O japonês é uma das línguas mais difíceis do mundo para nós ocidentais e como tal toda a ajuda é bem vinda. Não acho que devam ter as expetativas muito em alta quando jogam algo deste género, tanto em termos de mecânicas de jogo como em resultados práticos, mas Kana Quests consegue ser pelo menos um tudo ou nada divertido e desafiante.

O objetivo em Kana Quest é ligar sons. É um conceito simples mas que funciona. O jogador pode ouvir e aprender o som associado a um certo símbolo Kana e depois arrastar blocos semelhantes para perto uns dos outros. O objetivo é conseguir resolver os puzzles no menos número de turnos possível. Podemos repetir os níveis as vezes que quisermos para melhorar a pontuação também, portanto não há grande risco envolvido já que os puzzles são rápidos.

O jogo começa com oito puzzles disponíveis e desbloqueamos mais níveis à medida que avançamos. Temos de ganhar moedas suficientes para desbloquear os níveis seguintes, mas para isso temos de resolver os puzzles e ganhar o ranking de prata ou ouro. À medida que avançamos vamos tendo acesso a novos Kana, o que por si só já adiciona mais dificuldade aos níveis, mas existem outros elementos a aparecer que também irão aumentar a dificuldade dos puzzles.

Visualmente não é um jogo muito elaborado. O jogo usa um estilo de arte pixel inspirado na era 16 bit e um estilo vaporwave bem conseguido e bastante colorido. O jogo usa paisagens para os fundos, obviamente inspiradas em paisagens do Japão. A música faz-nos lembrar a mesma era 16bit dos gŕaficos, com músicas relaxantes que misturam alguns sons tradicionais japoneses.

Apesar de o jogo ser competente enquanto jogo, o objetivo é essencialmente ensinar japonês e portanto se forem completamente novatos na língua é boa ideia ir tirando notas. Enquanto ferramenta de aprendizagem é bastante competente, tendo as ferramentas necessárias para nos ensinar o básico dos símbolos Kana e como devem soar. Além dos símbolos Kana podemos ligar a opção para aprender Katakana. Como disse acima, o japonês é complicado e inclui três escritas diferentes e portanto é uma língua desafiante seja porque método de aprendizagem for.

Se estão aprender japonês, Kana Quest pode auxiliar no processo. É um jogo de puzzles simples e enquanto jogo não é muito interessante, no entanto pode realmente ajudar se já estiverem na demanda de aprender japonês. A mistura de Match 3 e dominó não são as mecânicas mais fortes enquanto jogo de puzzles, mas a temática e objetivo do jogo fazem com que possa realmente valer a pena para o jogador certo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster