Análise: Planet Cube: Edge

Planet Cube: Edge é um jogo da Sunna Entertainment e publicado pela Firestoke que vai buscar inspiração aos visuais monocromáticos do Game Boy original. Para os jogadores mais novos, o Game Boy foi a primeira consola portátil da Nintendo que usava cartuchos para os jogos. Antes disso já tinha lançado umas consolas chamadas Game & Watch, mas o Game Boy foi o verdadeiro início da consola portátil.

Apesar de Planet Cube: Edge ser inspirado pelos visuais do Game Boy, não há nada de muito datado aqui. Nota-se claramente onde está a inspiração, mas os visuais são bastante mais detalhados do que qualquer coisa que o Game Boy alguma vez tenha sido capaz de fazer. É também um jogo muito desafiante. Os jogos do Game Boy eram geralmente bastante mais acessíveis do que da sua contemporânea NES e SNES, mas Planet Cube: Edge é um jogo onde morremos muitas vezes.

Felizmente Planet Cube: Edge é também um jogo moderno e como tal não tem falta de checkpoints e morrer nunca é frustrante ao ponto de nos fazer lançar o comando através da parede. Morrer repetidamente no mesmo sítio pode no entanto ter outro efeito. O início do jogo é particularmente difícil, talvez não tanto por ser mais difícil que o resto do jogo, mas simplesmente porque nos estamos a habituar ao jogo e também porque não parecemos estar muito bem equipados nesta fase. À medida que avançamos e temos uma arma, o jogo torna-se mais acessível. Longe de fácil, mas acessível.

Existe uma boa quantidade de desbloqueáveis para encontrar através de itens colecionáveis nos vários níveis do jogo. Geralmente estes encontram-se escondido-se em algum lugar aleatório que testa as nossas habilidades de jogos de plataformas, mas também de exploração. Isto adiciona alguma repetibilidade ao jogo, já que dificilmente conseguimos encontrar tudo da primeira vez. A nossa personagem, Edge é simples de controlar, apesar da jogabilidade se inclinar um pouco para o leve demais. As habilidades que ganhamos ao longo do tempo tornam o controlo sobre Edge um pouco mais agradável.

Planet Cube: Edge não é um jogo muito longo. Existem apenas oito níveis mas são níveis bastante grandes, talvez um pouco grandes demais para o seu bem, já que começam a repetir-se e repetição dentro do mesmo nível não é de todo algo que acrescente valor ou qualidade a um jogo. Planet Cube: Edge torna-se longo essencialmente pela sua dificuldade, mas se são fãs de jogos como Super Meat Boy, Planet Cube: Edge é uma boa proposta dentro do mesmo género.

Planet Cube: Edge é um daqueles jogos que tem como missão fazer-nos arrancar cabelos por causa da frustração. Não é propriamente um género que gosto particularmente, mas consigo ver aquilo que o jogo faz bem. Se são fãs do género, Planet Cube: Edge oferece uma excelente experiência. No entanto se o género não vos diz muito, há propostas talvez melhores ou mais icónicas.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster