Análise: The Crown of Wu

Os jogos Soulslike, baseados nos jogos Souls da FromSoftware, principalmente Dark Souls que elaborou a fórmula iniciada em Demon Souls, tornaram-se muito populares e portanto deram origem a muitas cópias e imitações. Estes jogos são baseados em controlos difíceis, inimigos desafiantes, sistemas de resistência, mundos intrincados e a necessidade de aprender como sobreviver. Estes jogos são extremamente exigentes, mas também proporcionam uma sensação única de satisfação. The Crown of Wu é semelhante a esses jogos, mas não consegue alcançar o mesmo nível de excelência. Embora haja potencial, o jogo acaba por ser apenas bom e não consegue rivalizar com outros jogos do género. The Crown of Wu é um jogo com um baixo orçamento, e portanto os seus visuais modestos não irão maravilhar ninguem. Muitos jogos conseguem impressionar na mesma com uma direção artística diferente, mas The Crown of Wu não se consegue destacar.

Apesar de não serem impressionantes, os ambientes do jogo são criativos o suficiente para merecer alguma atenção. Os visuais geralmente são um dos aspectos mais importantes, mas esse não é necessariamente o caso em jogos independentes e há coisas bem mais importantes. Vampire Survivors está longe de ser impressionante e tem ganho prémios a tordo e a direito. Embora os jogos independentes possam não ter o mesmo orçamento para gráficos incríveis, eles também precisam de um polimento crítico para diferenciar um bom jogo de um ótimo jogo. Infelizmente, The Crown of Wu não tem esse polimento, o que faz com que a experiência seja instável em alguns momentos. The Crown of Wu é um jogo de ação na terceira pessoa num estilo hack n’ slash, com elementos de jogos Soulslike. Os inimigos apresentam conjuntos de movimentos que podem ser analisados e aprendidos, e o jogador deve conseguir gerir a sua a resistência e a saúde enquanto luta contra eles.

O combate em The Crown of Wu é razoável, mas não apresenta nada particularmente envolvente. Os jogadores mantêm distância, desviam quando necessário e usam golpes pesados e repetem o processo. Os inimigos não possuem movimentos sofisticados, o que torna a luta menos desafiadora e não exige o nível de atenção e memória que estamos habituados aos jogos da FromSoftware. Ao contrário de muitos jogos soulslike, The Crown of Wu tem configurações de dificuldade. No entanto, mesmo jogando The Crown of Wu na dificuldade mais alta, não é particularmente difícil. A única dificuldade real vem na forma de lutas contra bosses. Se procuram um jogo desafiador segue a fórmula dos jogos Souls de perto, este jogo não é isso.

As diferenças do jogo vêm na forma de alguns dos outros sistemas. Existe um sistema mágico muito mais abrangente do que normalmente existe nesses tipos de jogos. O sistema mágico permite regenerar mana através de cristais destrutíveis que podemos encontrar em todo o mundo. Estes permitem curar e usar habilidades especiais. O combate é também bastante padrão. O jogador tem de se fixar no seu inimigo, desviar dos seus ataques e atacar na hora certa. A concorrência coloca inimigos no caminho do jogador que têm maneiras muito específicas de se mover e lutar que transformam cada encontro de combate em seu próprio tipo de puzzle, mas, o mesmo não é verdade aqui. Os inimigos tendem a ser muito simples e lutam de maneira muito simplista. A variedade de inimigos só é realmente mais ampla quando alguns inimigos empunhando magia ou carregando escudos aparecem.

The Crown of Wu apresenta algumas falhas, especialmente em relação às lutas contra bosses. Embora os bosses sejam bons, eles podem-se tornar irritantes devido aos ataques com mecânicas que prolongam o tempo necessário para derrotá-los. A componente de plataformas do jogo também é bastante fraca, com muitas plataformas flutuantes que desaparecem e é fácil saltar além das plataformas desejadas. O jogo não possui sistema de vidas, o que permite tentativas repetidas, mas não é de todo divertido repetir tudo vezes sem conta. Também os puzzles que aparecem no jogo não apresentam grande desafio e não acrescentam nada ao jogo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster